Consumo brasileiro de carne bovina deve crescer 4,8% até 2033

Consumo brasileiro de carne bovina deve crescer 4,8% até 2033

No caso da carne de frango, aumento deve ser de 24% em dez anos

O consumo de carne de frango no Brasil deve crescer a uma taxa anual de 2,2% até 2033, mesmo ritmo estimado para o consumo de carne suína no país nos próximos anos, enquanto a demanda por carne bovina deve aumentar 0,4% ao ano, Já o consumo doméstico de carne bovina é estimado em 6,6 milhões de toneladas em 2033, um aumento de 4,8%em relação a 6,3 milhões de toneladas de 2023, segundo estimativas divulgadas em estudo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O consumo total de carne de frango no Brasil deverá chegar a 12,9 milhões de toneladas em 2033, comparado a 10,4 milhões estimados em 2023, segundo o mais recente estudo Projeções do Agronegócio divulgado pelo Mapa na semana passada.

A demanda doméstica total por carne suína deverá subir para 5,1 milhões de toneladas em dez anos, ante 4,1 milhões atualmente.

A produção total de carnes do Brasil em 2033 deve somar 36,2 milhões de toneladas, das quais 19,5 milhões de carne de frango, 10,2 milhões de carne bovina e 6,5 milhões de carne suína.

Em 2023, a produção total de carnes do Brasil é estimada em 29,6 milhões de toneladas (15,2 milhões de carne de frango, 9,1 milhões de carne bovina e 5,3 milhões de carne suína).

Exportações em alta

“Quanto às exportações, as projeções indicam elevadas taxas de crescimento para os três tipos de carnes analisados. As exportações representam a variável mais relevante no crescimento das carnes”, disse o Mapa no estudo.

As exportações de carne de frango devem crescer 2,8% ao ano chegando a 6,4 milhões de toneladas em 2033. Os embarques de carne suína devem aumentar 2,9% ao ano para um total de 1,6 milhão de toneladas em uma década. As exportações brasileiras de carne bovina são estimadas em 3,7 milhões em 2033, alta de 2,6% ao ano.

“As exportações brasileiras de carnes ao final do período das projeções devem chegar a 11,7 milhões de toneladas, um aumento, portanto, de 30,8% em relação ao ano inicial, que foi de 9 milhões de toneladas exportadas. Os maiores acréscimos nas exportações de carnes devem ocorrer em carne suína (33,5%), carne bovina (29,7%) e carne de frango (30,9%)”, disse o Mapa.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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