7 dicas de renda extra para aproveitar melhor seu tempo livre na internet

7 dicas de renda extra para aproveitar melhor seu tempo livre na internet

Alternativas online podem trazer recompensas em pontos para serem trocados por produtos e benefícios, e até mesmo dinheiro vivo

Você sabia que o Brasil é o 5° maior usuário de internet do mundo? São 165 milhões de brasileiros conectados, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. E mais: o tempo médio diário online do brasileiro chega a 5,3 horas, conforme levantamento da Data.AI. É o segundo do mundo, ficando só atrás da Indonésia, que chega a 5,7 horas de consumo diário.

Com tantas horas dedicadas à internet, seja para entretenimento, informação ou outras atividades, é possível separar algum tempinho para obter uma renda extra? A resposta é sim! Dá para aproveitar o tempo online e ganhar recompensas, tanto em pontos para trocar em produtos e benefícios, ou até mesmo em dinheiro em alguns casos.

Uma pesquisa da Wildfire Systems Inc., divulgada pela PR Newswire, mostra que 90% dos compradores têm demonstrado maior interesse em receber descontos, usar cupons e ganhar recompensas de cashback quando fazem compras, sendo que 1 em cada 3 consumidores começou a usar esses programas nos últimos dois anos.

Além disso, segundo o levantamento, os descontos influenciam positivamente as taxas de conversão do comércio eletrônico: 82% dos consumidores disseram que têm maior probabilidade de concluir uma compra quando têm um desconto. Entre os principais motivos para o interesse nos descontos e recompensas está o aumento dos preços e a crise econômica que impactou o mundo nos últimos anos.

É o que explica Fabiane Quero, gerente de negócios da MindMiners, empresa de tecnologia especializada em consumer insights. “No MeSeems, plataforma da MindMiners, as pessoas que respondem pesquisas ganham pontos que podem ser trocados por mais de 25 recompensas, como recarga de celular, crédito para usar no McDonald’s, iFood, Outback e em lojas como Americanas.com, Casas Bahia, Lojas Renner, entre outras. Os usuários ganham recompensas por participar de estudos de mercado e ao fazer compras na própria plataforma, o que gera algum alívio financeiro nas despesas do dia-a-dia”.

Fabiane ressalta as vantagens do uso desse tipo de plataforma. “O objetivo do MeSeems é favorecer uma interação próxima com marcas, produtos e serviços. É um lugar para as pessoas compartilharem suas experiências, potencializando a sua independência e liberdade para o consumo.  Todos saem ganhando: empresas que contratam as pesquisas com o objetivo de entender seu público e os usuários do MeSeems, que economizam e aproveitam as oportunidades de compra por terem ajudado o estudo como respondentes”, destaca.

Além das plataformas de pesquisa, outras oportunidades como o comércio virtual, aulas online, e até indicação de amigos para plataformas como redes sociais e aplicativos de banco, são possíveis meios para ganhar um dinheirinho extra.

Quer saber como? Separamos abaixo 7 dicas para você! Confira:

1)  Responder pesquisas 

Existem plataformas especializadas em pesquisas de mercado, que funcionam de um jeito fácil: você se cadastra, responde a questionários e ganha recompensas como pontos para serem trocados por produtos, cupons de descontos e até dinheiro. A dica é procurar plataformas confiáveis e consolidadas, como a brasileira MeSeems.

2) Brechó online

Cada vez mais o consumo consciente cresce na moda, gerando uma grande movimentação em torno dos brechós. Se você tem um armário com peças legais que já não servem mais e estão em ótimas condições, que tal colocar essa energia para circular e ainda ganhar um dinheirinho? É possível vender tanto pelas redes sociais quanto em plataformas especializadas em produtos de segunda mão, como o Enjoei.

3) Vender fotos online

Se você tem a fotografia como hobby, mas capta excelentes imagens e não sabe como destiná-las, a alternativa para ganhar uma renda extra é comercializá-las em bancos de imagens, como ShutterstockGetty Images e muitos outros.

4)Vender produtos pelo Instagram

Você ama redes sociais e gostaria de ter uma renda extra vendendo produtos feitos por você ou mesmo revendendo itens como roupas, peças de decoração, acessórios, papelaria, alimentos e muitos outros? O Instagram pode ser uma excelente ferramenta para colocar em prática sua veia empreendedora e ainda ganhar dinheiro.

5) Dar aulas online

Sabe aquele ditado que diz “todo mundo é especialista em alguma coisa”? Com certeza você tem algum conhecimento que pode ser repassado para outras pessoas. E por que não ganhar um dinheiro a mais com isso? Para começar, é possível se cadastrar em plataformas que comercializam aulas online, como a Hotmart.

6) Freelancer em serviços gerais

Existem plataformas especializadas em mão-de-obra para serviços gerais e operacionais, como serviços domésticos, de manutenção e de assistência técnica, como a GetNinjas. Se você tem um tempo livre e sabe alguma dessas funções, que tal se cadastrar para conseguir alguns trabalhos freelance?

7) Indicar apps, sites e redes sociais

Diversas plataformas, como TikTokPicpay, e outras, oferecem recompensas para indicações. As recompensas podem ser revertidas em créditos ou em dinheiro.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *