Fintechs estão redefinindo o cenário financeiro com criatividade e tecnologia

Fintechs estão redefinindo o cenário financeiro com criatividade e tecnologia

Aceleração de investimentos em inovação e infraestrutura pode facilitar o crescimento das startups

As startups de finanças, popularmente conhecidas como fintechs, surgiram como catalisadoras de uma mudança no aspecto econômico, proporcionada pela constante evolução da tecnologia no cenário financeiro.

Combinando criatividade e inovação, essas empresas estão redesenhando a forma como as pessoas interagem com serviços financeiros. Ao oferecerem soluções ágeis, acessíveis e personalizadas, as fintechs não apenas simplificam processos tradicionalmente complexos, como também democratizam o acesso a serviços que antes eram restritos a poucos.

Entender a importância dessas companhias inovadoras vai além da simples adoção de tecnologias. Trata-se de compreender como elas moldam um ambiente financeiro mais inclusivo e dinâmico, redefinindo as fronteiras do possível no mundo das finanças.

De acordo com Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e cofundadora da Start Growth, empresa que cria máquinas de marketing e vendas para organizações que desejam potencializar seu crescimento e performance, as startups, cada vez mais, envolvem o mercado com a solução de problemas reais. “Algumas empresas conseguem olhar além do óbvio e se preocupam com o que realmente importa. Quando essas companhias passam a estudar o mercado e entender as dores relevantes das pessoas, criam maneiras de resolver esses problemas de forma ágil e precisa, se destacando em mercados altamente competitivos”, relata.

A especialista acredita que empresas e pessoas com filosofias mais conservadoras podem ter dificuldade para identificar os benefícios de propostas inovadoras. “Muitos olham as startups e suas tecnologias disruptivas como algo fora da realidade comum, que não irá emplacar entre o público geral. No entanto, existem diversos exemplos de companhias que romperam barreiras e apresentaram soluções para problemas que, efetivamente, precisavam ser resolvidos”, pontua.

Para Marilucia, a aceleração de investimentos em tecnologia e infraestrutura é fundamental para que essas startups possam alcançar o seu mais completo potencial. “Essa aceleração deve buscar a constante evolução do produto ou serviço oferecido, seja no campo técnico, financeiro ou comercial. Para isso, é essencial contar com um planejamento estratégico efetivo, capaz de maximizar os resultados alcançados pela organização”, declara.

A abertura para a criação de novos relacionamentos é uma das principais vantagens que os empreendedores inovadores carregam consigo. “A troca de informações com outros profissionais é crucial para estabelecer uma rede de networking que ofereça possibilidades de crescimento. Buscar referências no mercado e validar constantemente os produtos e serviços que estão sendo oferecidos é a chave para acelerar os resultados e se estabelecer de vez no mercado”, finaliza.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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