Marcas investem em animação para atrair público diversificado e se fortalecer

Marcas investem em animação para atrair público diversificado e se fortalecer

Desde desodorante samurai até construção de casa, produções recentes fazem sucesso na internet
e elevam status das marcas

A cada dia, as empresas buscam novas formas de estarem “nas cabeças” das pessoas e, claro, aumentarem seus leads e vendas. Da mesma forma, as agências de publicidade procuram maneiras criativas e inovadoras de atrair o público e solucionar as dores dos clientes. Nos últimos tempos, uma forma eficaz de fortalecer as marcas tem sido através de produções animadas.

E os motivos são vários, a começar que o limite para a animação é o mesmo da criatividade: não existe. Outros fatores incluem: a ligação emocional com o público; mais clareza na comunicação; e a facilidade de viralização, aumentando a visibilidade da marca.

O público-alvo também é um fator de destaque por sua versatilidade, podendo abranger crianças até adultos, a depender do tema tratado. Dessa forma, qualquer empresa consegue vender seus produtos através da animação, desde que saiba se comunicar e atingir essas pessoas, por mais “aleatório” que pareça uma ideia.

Segundo Marcelo Pereira, sócio do Combo Studio, do Rio de Janeiro, a animação tem enorme potencial de colocar as marcas no mainstream, independentemente do ramo. “Temos exemplos que mostram que a animação, ao estar atrelada a uma marca, gera inúmeras possibilidades, podendo ser utilizada não apenas em produções infantis, mas também para vender cimento ou produtos de higiene, por exemplo. Uma versatilidade importante para quem busca o mercado audiovisual de maneira geral, agregando muito valor e com possibilidades infinitas”.

Animação sobre cimento e desodorante?

Bons exemplos disso são a Cemento Sol, empresa peruana do ramo de construção, e a marca de desodorantes masculinos Old Spice. A primeira lançou um episódio completo animado, voltado para o público infantil, algo que pode parecer estranho num primeiro momento, já que as crianças não são o público-alvo da marca, mas que se justifica ao analisarmos a grande repercussão que teve.

Cemento Sol investiu em episódio animado que chegou a 2,7 milhões de visualizações no YouTube – Crédito: Reprodução

A produção do Combo Studio, em parceria com o peruano Apus, em um episódio especial de 12 minutos que conta os oito passos para se levantar uma obra com segurança, já teve mais de 4,2 milhões de visualizações no YouTube e TikTok. O vídeo foi espalhado para 36 países e recebeu muitos elogios da população local, gerando alvoroço nas redes sociais, não apenas pelo fator “novidade” ou pela surpresa de ver uma marca de cimentos divulgar uma animação infantil, mas também pela própria qualidade da animação e sua narrativa inspiradora, que transmite uma mensagem positiva, mostrando ambientes e situações com os quais as famílias peruanas e latino-americanas se identificam, algo tratado como um dos grandes diferenciais da produção. Também foi apontado o respeito pela cultura e identidade do povo latino, com uma representação fiel e sem estereótipos, mostrando apenas a realidade.

A viralização causou certa surpresa tanto para o Combo, como para a própria Cemento Sol, gerando respostas e reviews de diversos influenciadores da América Latina. A empresa publicou um vídeo no qual fala mais sobre a grande repercussão.

“Foi muito legal participar desse projeto com o Apus, focado na América Latina. Esperamos que tenha sido o primeiro de muitos trabalhos nesse sentido, pois mostra nossa versatilidade tanto em termos de projetos quanto na abrangência de clientes, que transitam entre as Américas e o próprio Brasil”, completa Pereira.

Já a marca de desodorantes masculinos, em parceria com a agência W+K, deu a missão ao Combo Studio de criar uma série de histórias, em formato anime, expertise do estúdio, em que um dos produtos foi transformado em um super-herói, lutando contra as forças do suor, mau cheiro e todo o mal. Com três episódios, a ação fez enorme sucesso nas redes sociais, trazendo uma visão diferente do produto e atraindo o público mais jovem e amante do estilo de animação japonês por meio da nostalgia. No Brasil, os vídeos na versão em português passaram das 16 milhões de visualizações.

“Uma coisa é certa: o limite da animação vai até onde a imaginação levar. Quem imaginaria que transformar um desodorante num samurai que combate o mau odor geraria tanta repercussão? Isso é um grande diferencial da animação. Ela pode levar as marcas a lugares nunca antes explorados”, finalizou Pereira.

Com o sucesso das campanhas animadas, surge um novo caminho para que as marcas consigam se comunicar com o público e até mesmo expandi-lo. Assim, é esperado que, cada vez mais, elas passem a investir em conteúdo nesse formato.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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