Como a segurança psicológica pode fazer a diferença nas empresas em 2024?
Pesquisa identifica que 74% dos funcionários que realizam atendimento psicológico sentiram melhora no relacionamento com os colegas de trabalho
Um ambiente de trabalho que promove a confiança, a abertura e o respeito entre os membros da equipe é um ambiente com segurança psicológica. Em um contexto organizacional, é um espaço onde os funcionários se sintam à vontade para expressar suas ideias, opiniões e preocupações sem receio de retaliação ou julgamento.
Segundo a pesquisa realizada em 2023 pela orienteme com os colaboradores de seus clientes, a plataforma que oferece soluções de bem-estar corporativo identificou que 74% dos funcionários que realizam atendimento psicológico sentiram uma melhora no relacionamento com os colegas de trabalho.
Ao analisar estes dados, Renata Tavolaro, head de psicologia da orienteme, plataforma de gestão de saúde, comenta: “Segurança psicológica é uma mudança na cultura empresarial e tem que vir de cima pra baixo”, diz. “Não existe ‘caça às bruxas’ nos erros, a pessoa pode ser ela mesma, é uma forma de respeito ao ser humano e a diversidade”, completa.
O pontapé inicial para implantar essa cultura deve partir da equipe de Recursos Humanos (RH). Treinamentos, criação de políticas inclusivas, gestão construtiva de feedback, acesso a recursos de saúde mental e reconhecimento profissional são apenas algumas das atitudes que o time pode investir.
“Quando você tem um ambiente mais seguro, automaticamente você tem mais produtividade e um ambiente mais harmonioso. Um ambiente que não é seguro traz consequências emocionais, ansiedade, estresse, medo, entre outros. Cabe ao RH colocar em prática ações para modificar esse sistema”, afirma Renata.
Gestores autoritários e que não fornecem feedback estão cada vez mais perdendo seus espaços dentro dos novos modelos de organizações. De acordo com dados da pesquisa FIA Employee Experience, que anualmente avalia a percepção dos funcionários em relação à liderança e ao clima organizacional, observou que os colaboradores que têm considerações a cada dois meses consideram suas empresas 17,5% melhores do que os que não recebem.
O levantamento indica também que, em 71% dos excelentes locais de trabalho, os líderes têm a obrigação formal de fornecer feedback aos seus liderados, enquanto em 49% desses locais, os não-gestores são formalmente encorajados a oferecer feedback a seus colegas e superiores.
“Segurança psicológica é desenvolvimento humano. Ela está muito alinhada ao gestor humanizado. Não é que não vai ter regras ou limites, muito pelo contrário, deve haver, mas também tem que ter diálogo e comunicação não violenta, baseada na empatia e na escuta ativa do seu colaborador”, finaliza a head de psicologia.