Educação financeira: saiba como controlar os gastos mensais

Educação financeira: saiba como controlar os gastos mensais

Economista dá dicas de como se planejar para 2024 sem dívidas

Em um cenário de constantes desafios econômicos, a educação financeira é uma ferramenta fundamental para buscar estabilidade e prosperidade. Para iniciar o ano com uma visão clara das finanças pessoais, o primeiro passo é entender sua situação atual. Analise as dívidas, os gastos mensais, identifique as fontes de renda e estabeleça metas realistas para reduzir ou eliminar débitos ao longo do ano.

A educação financeira abrange o entendimento e a aplicação de conceitos para gerenciar finanças de forma consciente. O controle de despesas e a organização de receitas e despesas são pilares essenciais, por exemplo. Para garantir um planejamento financeiro sólido, é necessária a realização do orçamento mensal. Registre todas as despesas e receitas, priorizando o pagamento de dívidas com juros mais elevados, caso elas existam. Isso proporciona uma visão clara das prioridades.

“Ao traçar metas realistas, estabelecer um fundo de emergência e investir com discernimento, é possível planejar 2024 sem dívidas e atropelos, trazendo estabilidade no bolso e bem-estar. A chave para uma saúde financeira duradoura reside na compreensão das finanças pessoais. Controlar as dívidas e organizar as despesas são alicerces fundamentais. Devemos encará-las como um negócio pessoal, com planejamento e disciplina”, explica o economista e professor do curso de Economia do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, Sandro Prado.

Sobre o uso de crédito, é preciso ter cautela. “Evite contrair novas dívidas sem avaliar cuidadosamente a necessidade e os termos envolvidos. Se possível, busque quitar as existentes antes de assumir novos compromissos financeiros. Já sobre investimentos, diversificar ajuda a mitigar riscos. Considere opções que se alinhem aos seus objetivos financeiros de longo prazo”, acrescenta.

“O ideal é incluir o controle efetivo de dívidas e a organização financeira, eliminando gastos desnecessários, mantendo registros detalhados e procurando quitar débitos existentes. Esteja atento aos hábitos de consumo, evite endividamento impulsivo e busque conhecimento constante para fortalecer sua saúde financeira”, ressalta Sandro.

É importante educar-se continuamente sobre finanças, aprender sobre investimentos, planejamento e estratégias para economizar é fundamental. A educação financeira é um investimento valioso para o futuro.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *