Ligga e UniSantaCruz anunciam a primeira rede 5G privativa em uma universidade no país
Parceria visa impulsionar a inovação com aplicações baseadas em tecnologia 5G voltadas aos cursos de educação superior
A Ligga, operadora referência em telecomunicações no Paraná, e o Centro Universitário Santa Cruz (UniSantaCruz), em Curitiba, anunciam a primeira rede 5G privativa em uma universidade no país. O projeto, integrado pela Databahn Solutions, é um marco na jornada tecnológica da educação para transformar a comunidade acadêmica, a indústria de telecomunicações e o ecossistema de negócios e de inovação do Paraná.
As instalações da rede 5G estão em andamento no campus do UniSantaCruz e permitirão que mais de 18 mil estudantes e professores explorem e testem novas aplicações tecnológicas com mais estabilidade, menor consumo de energia, maior confiabilidade e velocidade de conexão até 100 vezes mais rápida em relação a uma rede banda larga comum.
“O laboratório do 5G oferecerá aos alunos uma oportunidade singular de interagir com tecnologias emergentes como realidade virtual, internet das coisas (IoT) e automação avançada impulsionadas pela rede 5G”, afirma Roger Bicalho, reitor da universidade.
Aplicações
Nos próximos meses serão implementadas soluções para aprimorar a experiência educacional por meio do laboratório 5G. Entre essas iniciativas se destacam o uso de óculos de realidade aumentada em aulas específicas para análises detalhadas de tecidos humanos, instalação de câmeras 360º nos estúdios dos cursos EAD para uma visão abrangente e interativa das aulas, escaneamento facial para liberação das catracas, check-in automático nas aulas para otimizar o registro de presenças, totem interativo de atendimento aos estudantes para emissão de boletins, horário das aulas, entre outros.
Com a expertise e a tecnologia de conectividade da Ligga, que já atende mais de 84% das escolas estaduais do Paraná, presente em 1.926 das 2.286 unidades educacionais em 399 municípios, a empresa reforça seu compromisso em impulsionar a conectividade e a inovação no setor educacional.
“A iniciativa representa um avanço tecnológico significativo e contribui com o processo de transformação digital que irá impulsionar a educação no país e ajudar na formação de futuros profissionais. Com a solução de rede privativa 5G, habilitamos a criação de um ecossistema propício para o fomento da inovação, em que a educação e a tecnologia caminham juntas, capacitando o Brasil para um futuro cada vez melhor e mais produtivo”, reforça o CRO da Ligga, Rafael Marquez.
Detentora dos direitos de exploração do 5G no Paraná, em São Paulo e na região Norte, a Ligga direciona seus esforços para oferecer a nova tecnologia para o mercado B2B.
“O 5G oferece vantagens como altíssima estabilidade, capacidade de processamento para múltiplas soluções, aplicações e periféricos, além de proporcionar conexão em ultravelocidade e uma latência que tende a zero. O resultado disso é que nossos clientes corporativos terão uma rede sem fio de altíssima usabilidade e disponibilidade mesmo em um ambiente de alta concentração de dispositivos simultaneamente conectados, como é o caso do UniSantaCruz “, explica Marquez.
O evento que marca o lançamento da rede privativa deverá ocorrer oficialmente no dia 24 janeiro, no UniSantaCruz, em Curitiba.