Ligga e UniSantaCruz anunciam a primeira rede 5G privativa em uma universidade no país

Ligga e UniSantaCruz anunciam a primeira rede 5G privativa em uma universidade no país

Parceria visa impulsionar a inovação com aplicações baseadas em tecnologia 5G voltadas aos cursos de educação superior

A Ligga, operadora referência em telecomunicações no Paraná, e o Centro Universitário Santa Cruz (UniSantaCruz), em Curitiba, anunciam a primeira rede 5G privativa em uma universidade no país. O projeto, integrado pela Databahn Solutions, é um marco na jornada tecnológica da educação para transformar a comunidade acadêmica, a indústria de telecomunicações e o ecossistema de negócios e de inovação do Paraná.

As instalações da rede 5G estão em andamento no campus do UniSantaCruz e permitirão que mais de 18 mil estudantes e professores explorem e testem novas aplicações tecnológicas com mais estabilidade, menor consumo de energia, maior confiabilidade e velocidade de conexão até 100 vezes mais rápida em relação a uma rede banda larga comum.

“O laboratório do 5G oferecerá aos alunos uma oportunidade singular de interagir com tecnologias emergentes como realidade virtual, internet das coisas (IoT) e automação avançada impulsionadas pela rede 5G”, afirma Roger Bicalho, reitor da universidade.

Aplicações

Nos próximos meses serão implementadas soluções para aprimorar a experiência educacional por meio do laboratório 5G. Entre essas iniciativas se destacam o uso de óculos de realidade aumentada em aulas específicas para análises detalhadas de tecidos humanos, instalação de câmeras 360º nos estúdios dos cursos EAD para uma visão abrangente e interativa das aulas, escaneamento facial para liberação das catracas, check-in automático nas aulas para otimizar o registro de presenças, totem interativo de atendimento aos estudantes para emissão de boletins, horário das aulas, entre outros.

Com a expertise e a tecnologia de conectividade da Ligga, que já atende mais de 84% das escolas estaduais do Paraná, presente em 1.926 das 2.286 unidades educacionais em 399 municípios, a empresa reforça seu compromisso em impulsionar a conectividade e a inovação no setor educacional.

“A iniciativa representa um avanço tecnológico significativo e contribui com o processo de transformação digital que irá impulsionar a educação no país e ajudar na formação de futuros profissionais. Com a solução de rede privativa 5G, habilitamos a criação de um ecossistema propício para o fomento da inovação, em que a educação e a tecnologia caminham juntas, capacitando o Brasil para um futuro cada vez melhor e mais produtivo”, reforça o CRO da Ligga, Rafael Marquez.

Detentora dos direitos de exploração do 5G no Paraná, em São Paulo e na região Norte, a Ligga direciona seus esforços para oferecer a nova tecnologia para o mercado B2B.

“O 5G oferece vantagens como altíssima estabilidade, capacidade de processamento para múltiplas soluções, aplicações e periféricos, além de proporcionar conexão em ultravelocidade e uma latência que tende a zero. O resultado disso é que nossos clientes corporativos terão uma rede sem fio de altíssima usabilidade e disponibilidade mesmo em um ambiente de alta concentração de dispositivos simultaneamente conectados, como é o caso do UniSantaCruz “, explica Marquez.

O evento que marca o lançamento da rede privativa deverá ocorrer oficialmente no dia 24 janeiro, no UniSantaCruz, em Curitiba.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *