5 tendências para empresas em 2024

5 tendências para empresas em 2024

E-book desenvolvido pela Sankhya traz pesquisas e insights que otimizam tempo e recursos

Com a aceleração das transformações nos negócios, é importante que as empresas estejam atentas às tendências que irão moldar o ambiente empresarial em 2024. De acordo com Luiz Azarias, Gestor de Inteligência de Mercado da Sankhya, é importante reavaliar estratégias, repensar metas, objetivos e construir novos planos reais com base em uma visão inovadora para um novo cenário, cada vez mais competitivo.

A partir disso, trouxemos aqui as cinco áreas-chave que estão destinadas a impactar as estratégias e operações corporativas. Confira:

1. Inteligência Artificial

A pesquisa “Accenture Life Trends 2024” aponta uma mudança significativa na relação das pessoas com a Inteligência Artificial (IA), 77% delas dizem compreender a Inteligência Artificial (AI). “Estamos testemunhando uma era em que essa tecnologia se torna essencial para a eficiência operacional”. Segundo Luiz, “a IA não é mais apenas uma otimização de processos; ela transforma a própria experiência do usuário”

2. Automação

O estudo “Top Global Consumer Trends 2024“, do Euromonitor, destaca a mudança no perfil do consumidor, onde mais de 60% deles optam por produtos e serviços que têm impactos positivos no meio ambiente. Nesse contexto, a automação não apenas revoluciona tarefas diárias, mas também permite uma abordagem sustentável, reduzindo desperdícios e otimizando recursos. A eficiência agora está alinhada também à responsabilidade ambiental.

3. ESG

O consumidor contemporâneo não tolera mais estratégias de “GreenWashing” – conceito de estratégia em que empresas criam uma falsa imagem de responsabilidade, muitas vezes usando marketing enganoso. Segundo o Euromonitor, 52% compram apenas de empresas confiáveis. Luiz destaca que “as práticas ESG não são apenas uma tendência, são uma necessidade para a sobrevivência e crescimento sustentável dos negócios”.

4. Cibersegurança e Governança de Dados

A pesquisa da PwC reflete a crescente preocupação com a cibersegurança, sendo a segurança na nuvem uma prioridade para 47% dos entrevistados. “A segurança cibernética não é mais uma escolha, é uma obrigação. Organizações precisam implementar planos de gestão de riscos robustos para enfrentar desafios de fornecedores de serviços em nuvem”, alerta Luiz.

5. Colaboração entre pessoas e máquinas

A pesquisa da Accenture destaca a abertura de 42% dos entrevistados para recomendações de produtos via IA. Luiz enfatiza: “a colaboração eficaz entre pessoas e máquinas é o futuro do trabalho. Encontrar o equilíbrio certo, onde a tecnologia aprimora as habilidades humanas que, por sua vez, treinam as máquinas para que ofereçam mais e melhores soluções resultantes de maior eficiência e inovação”.

O cenário empresarial evolui constantemente. As empresas que incorporam proativamente essas tendências estão mais bem preparadas para prosperar em 2024.
Para uma análise mais aprofundada, confira o material completo, acessando o eBook da Sankhya sobre as Tendências para 2024.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *