Curso capacita profissionais para processos de auditoria ESG

Curso capacita profissionais para processos de auditoria ESG

Conteúdo é focado nos principais critérios adotados pelo mercado

O Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), lança o treinamento Auditor Interno ESG, voltado para profissionais que queiram se especializar na área e contribuir para o avanço da agenda sustentável em suas empresas. Com corpo docente formado por auditores e especialistas que atuam no próprio Grupo, o curso é pioneiro no mercado de Auditoria e traz uma grade de conteúdo focada nos principais critérios adotados pelo mercado, como a ABNT PR 2030. Segundo o Fórum Econômico Mundial, a oferta de empregos relacionados à Sustentabilidade crescerá 33% até 2027.

“O Bureau Veritas atua há quase 200 anos no mercado de TIC (Teste, Inspeção e Certificação) e tem a Ética, Confiança e Sustentabilidade como seus valores primordiais. Somos líderes em treinamentos de Sistema e Gestão, formamos mais de 62 mil pessoas e tivemos participação ativa neste mercado. E agora não será diferente, à medida que aumenta a necessidade por ações concretas de combate ao aquecimento global, as empresas precisam de equipes qualificadas para orientá-las sobre as mudanças necessárias e conduzi-las a uma jornada sustentável. Neste treinamento, compartilhamos toda a nossa expertise com profissionais interessados em implementar as práticas ESG de forma eficaz e alinhada às demandas do mercado com a visão de auditorias e certificações”, afirma Andressa Lisboa, diretora de Certificação e Auditoria do Bureau Veritas.

O treinamento Auditor ESG do Bureau Veritas é ministrado por especialistas em TIC e Sustentabilidade com ampla experiência de mercado, que ensinam como aplicar os conceitos de auditoria na administração e avaliação das metas em Sustentabilidade, independentemente do setor de atuação da empresa. Após a conclusão do treinamento, os profissionais estarão aptos a identificar a maturidade sustentável de suas empresas e possíveis pontos de melhoria, estruturar equipes focadas em Sustentabilidade e estabelecer padrões e metodologias próprios para avaliação dos processos internos, visando evolução contínua da empresa.

O curso do Bureau Veritas é voltado para profissionais que atuam com sustentabilidade/ESG e que desejam buscar formação como auditores internos na empresa ou em fornecedores, e gestores de Sustentabilidade interessados em aperfeiçoar processos internos. As três turmas previstas do treinamento em Auditoria Interna ESG do Bureau Veritas são formato EAD e com carga horária de 24 horas, dividida em cinco aulas. Mais informações em https://brasil.bureauveritastraining.com/course-details.aspx?id=9602P

Segundo o estudo The Future of Jobs Report 2023, conduzido pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com a Fundação Dom Cabral, as carreiras em ESG são as mais promissoras deste e dos próximos anos. No Agronegócio, por exemplo, a procura por especialistas em práticas ambientais, sociais e de governança cresceu 50% em 2023. De acordo com a pesquisa, cerca de 1 milhão de novas vagas serão abertas nos próximos três anos. O Bureau Veritas oferece ainda outros cursos em Sustentabilidade Corporativa, como ESG Aplicado à Visão Estratégica do Negócio e Gestão Ambiental, Fast MBA em ESG, além de uma pós-graduação em Sustentabilidade – ESG.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *