L’Oréal adquire Gjosa, startup de tecnologia ambiental

L’Oréal adquire Gjosa, startup de tecnologia ambiental

Aquisição reforça ainda mais os compromissos do programa L’Oréal para o Futuro

A L’Oréal anunciou que assinou um acordo para adquirir as ações pendentes da Gjosa, empresa pioneira em tecnologia de fracionamento de água, com sede na Suíça. A L’Oréal já havia iniciado uma parceria com a Gjosa para criar um sistema sustentável para lavar cabelos através de um dispositivo profissional chamado ‘L’Oréal Water Saver’, nomeado na lista de “100 Melhores Invenções do Ano” da revista TIME em 2021.

A tecnologia de fracionamento do fluxo de água patenteada pela Gjosa e utilizada no L’Oréal Water Saver, permite aos salões de beleza reduzir o consumo de água no lavatório em até 69% e ainda proporcionar aos clientes uma experiência agradável e completa de lavagem de cabelo. Desde 2023, o dispositivo sustentável foi implementado em mais de 10.000 salões de beleza profissionais em toda a Europa e no Oriente Médio, ajudando a economizar mais de 182 milhões de litros de água, equivalente a 72 piscinas olímpicas. O plano é continuar essa expansão para mais de 200.000 salões em todo o mundo nos próximos anos.

A L’Oréal anunciou inicialmente um investimento minoritário na Gjosa em 2021 por meio de seu fundo de capital de risco corporativo, BOLD (Business Opportunities for L’Oréal Development). Esta aquisição reforça ainda mais os compromissos do programa L’Oréal para o Futuro, incluindo uma abordagem abrangente e baseada na ciência para a gestão da água, garantindo que as atividades do Grupo sejam respeitosas com os limites planetários definidos pela comunidade científica. O objetivo desta aquisição é inovar e expandir várias aplicações da tecnologia da Gjosa para a área da beleza, ao mesmo tempo em que protege o valioso e desejado recurso que é a água.

“Adquirir a Gjosa fortalece ainda mais nossa capacidade de incorporar a sustentabilidade diretamente em nossos produtos e serviços, permitindo-nos integrar de maneira contínua a tecnologia de conservação de água em novas formulações e inovações de Beauty Tech”, afirmou Nicolas Hieronimus, CEO do Grupo L’Oréal. “Juntos, podemos expandir rapidamente as soluções de beleza sustentáveis com desempenho aprimorado, que requerem menos recursos, e introduzi-las no amplo ecossistema de beleza.”

“Até 2030, espera-se que quase 60% da população mundial enfrente escassez de água. A combinação de ciência e tecnologia desempenhará um papel vital em nossos esforços para proteger esse recurso valioso. Tanto a L’Oréal quanto a Gjosa estão firmemente comprometidas com o meio ambiente, proporcionando as melhores experiências de beleza às pessoas ao redor do mundo, ao mesmo tempo em que conservam os preciosos recursos hídricos”, afirmou Barbara Lavernos, Vice-CEO responsável por Pesquisa, Inovação e Tecnologia do Grupo L’Oréal. “Com a Gjosa oficialmente integrada à L’Oréal, podemos acelerar a Pesquisa e Inovação e lançar no mercado soluções Beauty Tech mais inovadoras e sustentáveis para os mercados profissional e de consumidores. Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas à Gjosa em nossa família.”

“A L’Oréal tem sido nosso parceiro mais importante, e tornar-se parte das empresas do Grupo L’Oréal faz todo o sentido, pois buscamos ampliar o sucesso inicial do Water Saver e transformar isso em novas oportunidades de uso, formatos e mercados”, afirmou Amin Abdulla, co-fundador e membro do conselho da Gjosa. “Nossa parceria tem sido extremamente aberta e colaborativa desde o início, então toda a equipe da Gjosa está entusiasmada com este novo capítulo como parte da família e cultura do Grupo L’Oréal.”

“A união da liderança de mercado da L’Oréal no setor de beleza com a expertise essencial da Gjosa em tecnologias de conservação de água contribuirá para transformar a indústria da beleza com inovações sustentáveis Beauty Tech em grande escala”, afirmou Laurent Manca, CEO da Gjosa.

Esta aquisição está sujeita às condições precedentes padrão e deverá ser concluída nas próximas semanas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *