Pesquisa da Serasa revela otimismo e maior preocupação com planejamento das finanças pessoais em 2024

Pesquisa da Serasa revela otimismo e maior preocupação com planejamento das finanças pessoais em 2024

“Organização” é a palavra que define o ano para quem começa 2024 com o nome limpo

Após um ano marcado pelo combate ao endividamento, com recordes de negociações estimuladas pelo programa Desenrola Brasil do Governo Federal e outras iniciativas, o debate sobre educação financeira atingiu um estágio mais amplo, como mostra pesquisa realizada pela Serasa. Com apoio técnico do Instituto Opinion Box, o estudo interpreta os impactos emocionais do alto volume de negociações dos débitos nas perspectivas de 2024.

Segundo os entrevistados, “Organização” é a palavra que define o ano de quem conseguiu limpar o nome, com 26% das respostas. “Superação” aparece na sequência, com 22% das menções. “Tranquilidade” e “Desafio” também alcançaram lugar de destaque no vocabulário financeiro de quem se livrou das dívidas, com 17% das menções.

Os consumidores que ainda possuem dívidas descrevem a relação com o dinheiro em 2023 com a palavra “Dificuldade” (31%). Eles, porém, também se mostram otimistas: tanto para quem está com nome limpo (35%) quanto para quem entrou no ano novo com alguma pendência (34%), “Organização” deve definir os hábitos financeiros de 2024. Em ambos os casos, as principais práticas de organização financeira adotadas são:

  • colocar metas para economizar (37%);
  • diminuir gastos do dia a dia (36%).

Planos financeiros para 2024

O levantamento que ouviu 4.471 pessoas em dezembro mostra que 84% dos consumidores com nome limpo acreditam que certamente vão conseguir pagar suas contas em dia ao longo de 2024. “A pesquisa acompanha o movimento de aumento de renegociações e a preocupação com o planejamento financeiro que se intensificou em 2023”, explica Patricia Camillo, gerente da Serasa e especialista em finanças pessoais. “Ao se livrar das pendências, o consumidor se sente mais animado e confiante para os próximos passos que estimulam a melhoria da saúde financeira”.

Da mesma forma, os chamados consumidores adimplentes (os que quitaram dívidas) projetam investir (28%), cuidar da saúde (28%), continuar pagando suas contas em dia durante o ano (25%), empreender (23%) e até viajar (21%).

Mesmo os consumidores que tiveram dificuldade de pagar suas dívidas exibem algum grau de otimismo ao traçar metas para o próximo ano. Pelo menos 57% desse público inadimplente acredita que conseguirá enfim pagar suas dívidas. Entre os demais planos, 29% projetam cuidados com a saúde, 19% sonham em investir, 18% desejam empreender e 16% deles fazem, inclusive, planos de viagem.

Para quem busca limpar o nome

Para saber das ofertas de dívidas disponíveis para renegociação, os interessados podem consultar a plataforma Serasa Limpa Nome ao longo de todo ano, a partir do app ou site da empresa. A renegociação também pode ser feita presencialmente nas agências dos Correios espalhadas pelo país. Confira os canais digitais oficiais:

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *