Reajuste de produtos de limpeza fica abaixo da inflação em 2023

Desde o início da pandemia, apenas em 2022 os preços dos produtos de limpeza subiram mais que a inflação
Em 2023, os preços dos produtos de limpeza, no Brasil, sofreram reajustes abaixo da inflação, pela 5ª vez nos últimos 10 anos. Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla), com base nos dados do IPCA – Índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo, o reajuste nos valores dos produtos de limpeza foi de 1,22% no ano passado, enquanto a inflação geral ficou em 4,62%.
“Desde o início da pandemia, apenas em 2022 os preços dos produtos de limpeza ficaram acima da inflação, e isso porque, naquela época, a desorganização das cadeias produtivas internacionais e o óleo diesel e a energia elétrica com preços muito elevados induziram o produtor industrial do segmento a promover o reajuste de valores, necessário para que as empresas pudessem continuar operando. Com a normalização de estoques e insumos, voltamos a um cenário mais condizente com o histórico da indústria de saneantes, que costuma apresentar inflação similar ou até menor que a do índice geral”, analisa Paulo Engler, diretor-executivo da Abipla.
Também há diferença se comparado ao INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que apontou que a inflação nacional de 2023 ficou em 3,71%, em comparação ao reajuste de preços no segmento de produtos de limpeza, que ficou em apenas 0,88%, com diversos produtos apresentando deflação no período, como detergente (-0,70%), sabão em barra (-5,68%) e esponja de limpeza (-4,57%).
“É interessante que, além da deflação em alguns itens, diversos produtos essenciais para a saúde pública brasileira tiveram reajustes menores que os da inflação, segundo o INPC, entre eles produtos para desinfeção de ambientes e superfícies, como a água sanitária (+0,23%), e itens muito usados no dia a dia das famílias brasileiras, caso do sabão em pó (+1,06%) e amaciante a alvejante (+1,62%)”, afirma o diretor-executivo da Abipla.
Saúde pública
A preocupação com a saúde pública, por sinal, tem levado a entidade a elaborar diversas campanhas para o uso consciente dos produtos de limpeza e até a melhor maneira de se utilizar os saneantes na limpeza de superfícies e ambientes. Entre os destaques, a campanha realizada com o CFQ – Conselho Federal de Química contra as misturas caseiras de limpeza, o Guia de Produtos de Limpeza, que esclarece as principais dúvidas sobre saneantes e suas aplicações e a cartilha de limpeza pós-enchentes.
“Nosso setor é fundamental para a saúde pública, já que os produtos de limpeza são uma espécie de ‘primeira vacina’ contra diversos tipos de contaminações. Não por acaso é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que completa 25 anos de fundação no próximo dia 26 de janeiro, é nossa agência reguladora e parceira. Produto de limpeza é saúde pública e o uso consciente dos saneantes pode salvar vidas”, completa Engler.








