Reciclus avança na reciclagem de lâmpadas e já tem planos para 2024

Reciclus avança na reciclagem de lâmpadas e já tem planos para 2024

A Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – é uma entidade sem fins lucrativos, que desempenha o papel vital no gerenciamento da logística reversa de lâmpadas contendo mercúrio no Brasil. Ao encerrar o ano de 2023, a organização alcançou a expressiva marca de 37,4 milhões de lâmpadas fluorescentes coletadas e mais de 3,8 mil pontos de entrega espalhados por todo o país.

Comprometida em fomentar a Educação Ambiental, a entidade assume uma função ativa, dedicando importantes esforços nessa área. Colaborando na criação e difusão de conhecimento com o Programa Reciclus Educa, especialmente voltado para crianças e jovens, a Associação busca conscientizar e promover práticas sustentáveis para mitigar os impactos negativos no meio ambiente. Ao longo deste ano foram mais de 100 mil cartilhas distribuídas para crianças e jovens, além de mais de 400 professores capacitados para aplicação do Programa em sala de aula

“Com a adoção de práticas de destinação ambientalmente correta das lâmpadas, contribuímos para a redução da extração de novos recursos naturais, promovendo a economia circular e preservação do meio ambiente.”, explica Natalia Fochi – Coordenadora de Sustentabilidade e Logística da Reciclus.

Originada da assinatura da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e do Acordo Setorial de Lâmpadas, a Associação empenha-se na coleta, transporte seguro e destinação ambientalmente correta de lâmpadas usadas. Desde 2017, é responsável por operacionalizar a Logística Reversa de lâmpadas fluorescentes, desenvolvendo desse modo uma estratégia de implementação de reciclagem desses materiais.

O descarte inadequado de lâmpadas constitui uma prática prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana. Isso por conter mercúrio em sua composição, cujo manuseio incorreto implica riscos para mananciais, florestas, solo urbano e a própria qualidade do ar. A Reciclus trabalha para reintegrar os componentes ao setor produtivo como matéria-prima ou insumo, evitando, assim, a necessidade de extração de novos recursos naturais.

Para efetuar a coleta, a entidade elaborou um coletor personalizado, criado para realizar o recolhimento, transporte e descarte seguro e eficiente das lâmpadas fluorescentes. Os pontos de entrega podem ser encontrados em estabelecimentos comerciais e também em algumas secretarias de meio ambiente e prefeituras. Para localizar o local mais próximo, acesse aqui.

Perspectivas para 2024

“À medida que nos aproximamos do próximo ano, a entidade vislumbra um horizonte promissor e repleto de oportunidades com foco no recolhimento de lâmpadas em parcerias com Prefeituras e Secretarias de Meio Ambiente, participação em eventos e, especialmente, na ampliação do programa Reciclus Educa. Com um compromisso permanente com a sustentabilidade ambiental, a Reciclus prevê expandir ainda mais suas operações de logística reversa, consolidando-se como referência em entidade gestora no Brasil”, ressalta Camilla Horizonte, Gerente de Operações e Marketing da Reciclus.

A Reciclus acredita que a mudança de comportamento começa pela informação e pela conscientização. Assim, os projetos educacionais serão intensificados para construir uma cultura sustentável de descarte, com o objetivo de atingir, com os materiais educacionais, pelo menos 300 mil pessoas, incluindo também adultos, com o desenvolvimento de novos materiais, ações e parcerias com outras entidades gestoras.

Além disso, a entidade estará atenta às inovações tecnológicas que possam aprimorar os processos de coleta, transporte e destinação, e também projetos sociais que possam beneficiar a sociedade.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Um comentário em “Reciclus avança na reciclagem de lâmpadas e já tem planos para 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *