Toyota do Brasil segue na liderança entre os veículos eletrificados mais vendidos no Brasil

Toyota do Brasil segue na liderança entre os veículos eletrificados mais vendidos no Brasil
Os híbridos flex foram desenvolvidos com o objetivo de impulsionar a eletrificação da frota brasileira.

Corolla Cross e Corolla sedã somaram 20 mil unidades eletrificadas comercializadas em 2023

 A Toyota do Brasil celebra mais um ano a liderança nas vendas dos veículos eletrificados no País. Em 2023, a marca emplacou 21.873 unidades dos modelos Corolla Cross, Corolla sedã, RAV4, Camry e linha Lexus. O resultado coroa a estratégia da marca de antecipar tendências e oferecer ao mercado brasileiro veículos cada vez mais sustentáveis.

Atualmente, a Toyota comercializa dois veículos com a tecnologia híbrida flex no Brasil; o Corolla Cross, que emplacou 12.115 unidades em 2023, e o Corolla sedã, com 7.885 unidades vendidas no mesmo período. Somados, são 20 mil veículos com a tecnologia híbrida flex comercializados em 2023.

Os híbridos flex foram desenvolvidos com exclusividade para o mercado brasileiro com o objetivo de impulsionar a eletrificação da frota brasileira, e são produzidos em fábricas locais (Indaiatuba/SP e Sorocaba/SP), gerando emprego e renda em toda a cadeia de valor.

A companhia anunciou, em abril do último ano, o investimento de R$ 1,7 bilhão para a produção de um terceiro modelo híbrido flex em sua fábrica de Sorocaba (SP), reforçando o compromisso com a descarbonização do Brasil. O motor híbrido flex será produzido na planta de motores em Porto Feliz.

Desde o lançamento da tecnologia híbrida flex em 2019, o volume de vendas já ultrapassa 70 mil unidades, o que corresponde a uma redução de 22 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Essa significativa diminuição nas emissões demonstra o impacto positivo desses veículos na preservação do meio ambiente e na mitigação dos impactos dos gases de efeito estufa.

Mudanças de mercado

O aumento nas vendas de veículos eletrificados tem sido expressivo no país, e a Toyota está avançando em sintonia com esse movimento. Desde o início da série histórica, em 2013, a companhia já comercializou mais de 86 mil veículos eletrificados, ou seja, 39% da frota leve de veículos eletrificados em circulação no país são Toyota ou Lexus (marca de luxo da companhia). Em 2023, o Corolla Cross foi o líder disparado em vendas de modelos eletrificados no mercado brasileiro, seguido pelo Corolla sedã. Os dois modelos são responsáveis por 33% de todas as vendas acumuladas de veículos eletrificados no Brasil.

Atualmente, o mercado se movimenta para o lançamento de novos veículos com a tecnologia híbrida flex e a Toyota vê essa tendência com otimismo, considerando que o inimigo é o carbono e não é o motor a combustão, e o país tem o etanol, combustível sustentável, disponível em todo o território nacional.

“A tecnologia híbrida está transformando o jogo, e a Toyota está na vanguarda desse movimento. Estamos sempre atentos à inovação, investindo para trazer soluções de mobilidade sustentável e que correspondam com as necessidades dos nossos clientes e o contexto de cada país”, comenta Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Pioneirismo

A Toyota está em constante movimento. Em 2013, a fabricante lançou o primeiro veículo híbrido do Brasil, o Toyota Prius, contribuindo para que o País entrasse na era da eletrificação. Em 2019, a companhia passou a oferecer o único híbrido flex do mundo – fabricado com exclusividade no país – o Corolla Sedã. Em 2021, reforçou o DNA sustentável ofertando o primeiro SUV híbrido flex do mercado, o Corolla Cross, também fabricado no Brasil.

O desenvolvimento da tecnologia híbrida flex é o resultado do esforço para encontrar uma sintonia entre três motores (dois elétricos e um à combustão), que atuam de forma integrada. Eles autogeram sua energia (não precisam ser plugados na tomada) e chegam a emitir 70% menos de CO2 na atmosfera em comparação com um veículo a gasolina.

“Na Toyota, assumimos o compromisso de oferecer opções de mobilidade sustentáveis e de alta qualidade aos consumidores brasileiros. Acreditamos no potencial do Brasil para se destacar globalmente na descarbonização, especialmente com o etanol, impulsionando não apenas a sustentabilidade, mas também o progresso social e econômico. Os híbridos flex são a prova disso”, afirma Rafael.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *