Carnaval 2024: brasileiros pulam de um lado ao outro para pagar as contas
Indústria de serviços é a que receberá maior movimentação nos dias de folia
O Carnaval se apresenta de modo bastante diverso na avaliação das tendências de consumo. Diferentemente de outras datas especiais, como Natal, Black Friday e Páscoa, por exemplo, o Carnaval movimenta de modo especial a indústria de serviços.
A pesquisa Ibevar – FIA Business School procurou avaliar o desempenho do consumo no Carnaval a partir de um item que sintetizasse a intensidade das atividades especificamente para essa data do calendário: o turismo interno. Os destinos que aparecem com preponderância são: Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Fernando de Noronha, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Juazeiro do Norte, Maragogi, Maceió, Montes Claros Palmas, Porto Alegre, Porto Seguro, Porto de Galinhas, Salvador, São Luís, Recife, Vitória, Natal, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo.
Avaliando as disposições de deslocamentos de 2023 para 2024, dentro do próprio estado, e para outras localidades, observa-se que o Carnaval desse ano deve registrar uma movimentação de pessoas 65% abaixo da observada no ano anterior.
Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar e professor da FIA Business School, esclarece que “essa indicação de menor movimentação implica obviamente em um menor volume de vendas de produtos e serviços. A redução de atividades do varejo de bens e serviços se explica pelo nível de comprometimento da renda das famílias”.