Cinco tendências que prometem mudar o mercado financeiro

Cinco tendências que prometem mudar o mercado financeiro

Novidades vão influenciar a vida de pessoas e negócios

As empresas, no Brasil e no mundo, buscam constantemente a inovação, a fim de oferecer mais valor para seus clientes. Pensando em antecipar tendências, a SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, lista cinco novidades que podem mudar o mercado financeiro – e a vida de pessoas e negócios – em breve. Confira:

1. Drex

A nova moeda, também chamada de “real digital”, tem tudo para ganhar espaço. “O Drex chega para ser mais uma inovação do Banco Central, que vem trabalhando em projetos inovadores que posicionam o Brasil como líder de produtos inovadores na área de pagamentos”, comenta Mariana Lazaro, CFO da SumUp para as Américas. Segundo a executiva, a novidade trará mais segurança e agilidade às transações digitais. “O Drex vai ter diversas camadas de segurança que trarão confiança para quem vende e para quem compra.”

2. Inteligência artificial

Que a inteligência artificial chegou para ficar não é novidade, mas de acordo com a executiva da SumUp, a tecnologia pode ganhar um papel importante no mercado financeiro.

“As possibilidades que temos com a utilização correta e ética da inteligência artificial são múltiplas. Com o uso da IA, poderemos apurar uma gama maior de dados de uma única vez, distinguir indicadores e criar maneiras e estudos que auxiliem na tomada de decisões, por exemplo”, conta a executiva.

3. Governança ambiental, social e corporativa

Iniciativas voltadas para a governança ambiental, social e corporativa (ESG, na sigla em inglês) serão ainda mais importantes a partir de agora. “O papel das organizações vem mudando ano após ano. Precisamos ir além do lucro e beneficiar as comunidades que atendemos e o meio ambiente como um todo”, afirma Mariana.

A executiva ainda ressalta que empresas que investem em ESG enxergam o impacto positivo em seus resultados. “O interesse das pessoas em organizações com consciência e propósito só cresce, o que também influencia positivamente o desempenho dessas empresas.”

4. Tokenização

Com a tecnologia da tokenização, que torna possível a representação digital e segura de ativos reais, criamos transparência e a possibilidade de fracionamento de diferentes ativos pelo mundo.

“Com as novidades e avanços tecnológicos que vivenciamos nesses últimos anos, a tokenização se tornará necessária para assegurarmos transações e transformar a maneira como realizamos investimentos, principalmente globalmente falando, visto que a tokenização permite uma ampla diversificação de investimentos em escala global”, explica a CFO.

5. Segurança digital

A segurança digital deve – e precisa – continuar indispensável para o mercado financeiro. A integridade de companhias e instituições é irremediável e inegociável, conta a executiva.

“A segurança é um dos principais fatores analisados pelas pessoas ao escolher métodos de pagamento ou empresas parceiras para o seu negócio. É indiscutível que precisamos garantir transações confiáveis para nossos clientes. O aprimoramento da segurança é uma obrigação crescente do nosso mercado”, finaliza Mariana.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *