Imposto sobre produtos estrangeiros provoca desistências de compra em marketplaces internacionais

Imposto sobre produtos estrangeiros provoca desistências de compra em marketplaces internacionais

Crédito da foto: Freepik

Estudo aponta que 66% dos consumidores deixaram de comprar em plataformas de e-commerce de outros países

Em uma pesquisa realizada entre o final de dezembro de 2023 e o início de janeiro deste ano foi constatada uma mudança entre os consumidores online no Brasil. O estudo da consultoria Plano CDE registrou que 66% das pessoas acostumadas a fazer compras em sites do exterior passaram a desistir de adquirir produtos e serviços nessas plataformas devido ao programa Remessa Conforme, criado pela Receita Federal para taxar compras com valores maiores de US$ 50.

Weslei Lima, gestor do Mercado Topográfico, plataforma de divulgação de produtos e serviços do setor de geotecnologia, comenta que “os marketplaces brasileiros podem se beneficiar desse movimento, mas é necessário investir em novos produtos e serviços, na atualização das plataformas, em novas funções e recursos, na facilidade de pagamento, em logística, entre outros pontos”.

Pensando nisso, o Mercado Topográfico anunciou uma grande atualização em sua plataforma com o intuito de aprimorar a experiência dos usuários, em especial os vendedores de produtos e serviços. “Passamos a oferecer a essas pessoas uma visão abrangente de seu desempenho por meio de métricas detalhadas, incluindo dados de acessos, vendas, cliques e outros indicadores-chave”, comenta Lima.

Ainda segundo ele, a abordagem centrada em dados visa auxiliar os vendedores a compreenderem melhor o comportamento do consumidor, o que contribui para otimizar suas estratégias de vendas. Os principais recursos da atualização são:

  • Métricas detalhadas: acesso a dados de acessos, vendas, cliques e outros indicadores para uma compreensão completa do desempenho de suas listagens.
  • Novo dashboard: com uma interface renovada, o dashboard oferece uma visualização clara e concisa de todas as principais métricas, proporcionando uma melhor compreensão do cenário de suas operações.
  • Monitoramento em tempo real: possibilidade de monitorar em tempo real as métricas e resultados, permitindo ajustes em suas estratégias sempre que necessário.
  • Otimização de estratégias: os vendedores receberão insights mais profundos e análises abrangentes, podendo otimizar suas estratégias de vendas e aumentar a rentabilidade.

Para mais informações sobre a atualização do perfil do vendedor e o novo dashboard de métricas, Lima orienta o vendedor a acessar o mercadotopografico܂com܂br e verificar ou criar seu perfil.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *