Primeira fábrica de prédios do Brasil e a maior das Américas será inaugurada em Cascavel

Primeira fábrica de prédios do Brasil e a maior das Américas será inaugurada em Cascavel
A fábrica já recebeu o investimento de R$ 200 milhões. Foto/João Marassi

Projeto inovador e inédito no país permitirá produzir 2,4 mil apartamentos em 180 dias

Será inaugurado em Cascavel,  (PR), no dia 23 de fevereiro próximo, a primeira fábrica automatizada de prédios do Brasil. Projeto inovador e inédito no país, que vai mudar totalmente o conceito nacional de habitação a partir da construção em escala de apartamentos, modernizando a construção civil e contribuindo com a redução do déficit habitacional brasileiro. “Muito mais que a construção de prédios, é um projeto educacional e de aumento de renda”, resume o idealizador, o empresário Francisco Simeão.

Utilizando tecnologia automatizada e equipamentos da empresa alemã Vollert, a fábrica que permitirá colocar o projeto em prática é uma iniciativa 100% privada – está localizada em uma área de 180 mil m² (mais de 7 alqueires), com 30 mil metros somente de área coberta – e, até o momento, já recebeu o investimento de R$ 200 milhões ao longo de dois anos de construção.

Já em operação, após inaugurado seguirá operando até dezembro de 2024 com apenas 9.5% de sua capacidade, tempo necessário para o treinamento do time e refinamento da qualidade do produto. Até este período (dezembro/2024), serão entregues três prédios, com o total de 360 apartamentos de 2 quartos cada. Em 2025, a fábrica passará a operar com 50% de sua capacidade, para entregar 1.977 apartamentos. E, a partir de 2026, a pleno funcionamento, entregará 3.953 apartamentos por ano, de 2 quartos e de 3 quartos, com suítes.

Simeão conta que já está prevista a implantação de mais 20 fábricas em outros estados, até 2030: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de outras cidades do Paraná, como Londrina e Região Metropolitana de Curitiba.

A tecnologia utilizada pela fábrica para construir os apartamentos já existe desde a reconstrução da Alemanha e de outros países da Europa, depois da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Na década de 1960, a tecnologia evoluiu com os computadores e, em seguida, na década de 90 (com a internet), foi robotizada, ganhando escala e produtividade. Atualmente, funciona utilizando a mesma lógica da montagem de veículos pela indústria automotiva. Outro grande diferencial da fábrica é que os apartamentos já saem de lá 100% prontos, inclusive com a parte hidráulica e elétrica embutida nas peças, sendo apenas necessário conectar na hora de instalar.

Bairros integrados com apartamentos sustentáveis

Fábrica produzirá apartamentos de alto padrão. Foto/João Marassi

O projeto, intitulado Ecoparque Bairros Integrados S.A., tem seu primeiro empreendimento em Cascavel (PR), ao lado da “fábrica de prédios”. Creches, escolas de ensino infantil, de ensino fundamental I e II, de ensino médio, escola profissionalizante, unidades de saúde e postos policiais, integram cada um dos empreendimentos, onde também estão previstos centros comerciais e todas as atividades de uma pequena cidade para os moradores, proporcionando qualidade de vida, excelência na educação, qualificação profissional e aumento de renda das famílias. “O projeto foi idealizado com vistas à educação, com escolas e creches em tempo integral que permitem o trabalho das mães e o aumento de renda da família”, reforça Simeão.

A fábrica produzirá apartamentos de alto padrão de 2 e 3 dormitórios, que poderão ser financiados pela Caixa Econômica Federal com o valor final da ordem de 50% de seu valor no mercado. “Esta condição especial dará oportunidade às famílias de menor poder aquisitivo”, acrescenta Simeão. Os apartamentos serão vendidos mobiliados, prontos para morar, com cozinha planejada, fogão, geladeira, forno de micro-ondas, máquina de lavar roupa e armários embutidos nos quartos.

Os prédios serão de 15 andares, distantes 50 metros uns dos outros, ocupando apenas 3% da área total, edificados em terrenos com mais de 50% de áreas verdes. A fase final do empreendimento em Cascavel prevê 4,5 mil apartamentos. Para o transporte da fábrica ao local onde será erguido o Ecoparque, o projeto prevê a utilização de caminhões com pallets.

 

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *