Técnico de Segurança do Trabalho atingiu o maior número de emissões de registros profissionais em 2023

Técnico de Segurança do Trabalho atingiu o maior número de emissões de registros profissionais em 2023

Aquecimento do setor da Construção Civil abre oportunidades para atuação dos profissionais

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontam que, no ano de 2023, Técnico de Segurança do Trabalho foi a profissão que obteve o maior número de registros profissionais emitidos pelo órgão no país, totalizando 23.819. No ano passado, o MTE emitiu um total de 49.501 registros profissionais que englobam outras 14 categorias.

Entre 2020 e 2023, houve um crescimento expressivo no número de registros emitidos no Brasil. Em 2020 foram emitidos 10.062 registros, em 2021, 16.693 e em 2022, 18.176. Segundo o Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho no Estado do Paraná (SINTESPAR), atualmente existem cerca de 25.000 Técnicos de Segurança do Trabalho atuando no estado.

O professor e engenheiro de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) da MRV no Paraná, Paulo Cerqueira, explica que a profissão de técnico de segurança do trabalho é essencial para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores. “Os técnicos de segurança do trabalho são responsáveis por identificar e avaliar os riscos ocupacionais, desenvolver medidas de prevenção e controle desses riscos, e promover a educação e a conscientização dos trabalhadores sobre segurança do trabalho”, avalia.

Quanto ao perfil do profissional, o professor destaca a importância da proatividade. “O técnico de segurança do trabalho preecisa ter dinamismo para enxergar as condições inseguras e buscar a solução para sanar as situações. Tudo isso, com o apoio da engenharia de segurança do trabalho, da engenharia civil da obra e dos funcionários que tanto nos ensinam o que é melhor para eles”, orienta Paulo Cerqueira.

O gestor Executivo de Produção da MRV, João Eduardo Molonhi, acrescenta que a profissão é bastante valorizada no mercado de trabalho e os técnicos costumam ser bem remunerados. A remuneração varia de acordo com o sindicato de cada categoria, segmento, experiência do profissional e localidade.

“Na MRV, em termos de saúde e segurança do trabalho, vamos muito além do cumprimento de normas e legislações. Agimos preventivamente e estimulamos uma verdadeira cultura de proteção e respeito à vida – que envolve planejamento, diálogo, informação e treinamento. Tudo isso beneficia também o nosso cliente, refletindo-se em custos reduzidos e prazos mais eficientes”, analisa.

Paraná

O Paraná é um estado com grande atividade industrial, o que contribui para a alta demanda por técnicos de segurança do trabalho que também é impulsionada pelo setor da construção civil. Para 2024, as perspectivas são de aquecimento e aumento nas contratações em geral.

De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), em todo ano de 2023, foram liberados em torno de 3,5 milhões de metros quadrados de obras, somente em Curitiba, o que representa quase 19 mil unidades liberadas para construção na capital. Desse total, aproximadamente, 55% referem-se à incorporação (prédios). Em 2023, foram entregues quase 1,5 milhão de m² em obras – o que representa 12.600 unidades. Uma pesquisa realizada com os associados do Sinduscon-PR mostra que, para 2024, as empresas pretendem contratar em torno de 2,3 mil pessoas, um aumento de 21% em relação ao ano passado.

Registro profissional

O registro profissional é um número que identifica todos os profissionais atuantes em atividades regulamentadas, garantindo que o exercício profissional se dê da maneira estabelecida na Lei. O Ministério do Trabalho, por meio de suas unidades descentralizadas (Superintendências, Gerências e Agências) concede o registro profissional a 14 categorias em que a própria lei regulamentadora da profissão lhe atribuiu essa competência, quais sejam: Agenciador de Propaganda, Artista, Atuário, Arquivista, Guardador e Lavador de Veículos, Jornalista, Publicitário, Radialista, Secretário, Sociólogo, Técnico em Espetáculos de Diversões, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Arquivo e Técnico em Secretariado. Mensalmente, são atendidos, em média, 7 mil cidadãos que buscam o referido documento.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *