Tecnologias além das gerações: como o varejo se adapta a cada uma

Tecnologias além das gerações: como o varejo se adapta a cada uma

Dos Baby Boomers a Geração Z as tecnologias auxiliam para uma melhor experiência de compra

Com o crescimento do varejo online, a interconexão entre as gerações torna-se cada vez mais evidente. Diante dessa diversidade, as empresas enfrentam o desafio de atender às particularidades de consumidores que abrangem desde os Baby Boomers até a Geração Z.

Entre a Geração Baby Boomer até a Geração X, é possível identificar similaridades no que buscam na hora da compra, como a valorização de conteúdos informativos e avaliação dos produtos, que contribuem para estabelecer confiança e garantir a satisfação desse grupo. William Santos, Diretor Comercial da VarejOnline, explica que buscar a fidelização é um processo mais desafiador para esse grupo, mas possível por meio de estratégias, inclusive apoiadas na Inteligência Artificial, que por meio de dados compreende os consumidores e oferece experiências sob medida.

Já quando falamos dos Millennials e da Geração Z, são pessoas nativas digitais e socialmente engajadas, acostumadas a compras no ambiente digital. Para conquistar esse grupo, William indica que as empresas devem investir em um marketing digital robusto, presença ativa nas redes sociais e experiências de compra completas.

“Os consumidores contemporâneos, em especial os pertencentes às gerações Y e Z, estão profundamente imersos no ambiente digital. Portanto, plataformas de comércio eletrônico, aplicativos móveis e presença ativa nas redes sociais tornam-se imprescindíveis para alcançar e engajar esse público”, diz o especialista.

A personalização é uma chave para conquistar diferentes gerações. Tecnologias de análise de dados e inteligência artificial permitem que os varejistas compreendam as preferências individuais dos consumidores e ofereçam experiências sob medida. Os Millennials, por exemplo, valorizam a personalização em produtos e serviços, enquanto os consumidores mais velhos podem apreciar ofertas adaptadas às suas necessidades específicas. Sistemas de recomendação baseados em algoritmos são ferramentas poderosas para fidelizar clientes de todas as idades.

William Santos destaca ainda que a realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV) são tecnologias que transcendem as barreiras geracionais, proporcionando experiências envolventes e imersivas. “Os consumidores mais jovens podem explorar virtualmente produtos antes de comprar, enquanto os mais velhos podem utilizar essas tecnologias para facilitar a visualização e a tomada de decisões. É importante que os varejistas entendam os perfis para direcionar o comprador no momento da compra”, conclui o Diretor.

Ao adotar abordagens inovadoras, os varejistas podem estabelecer conexões mais profundas com os consumidores, criando experiências que vão além das barreiras etárias e consolidam sua posição no mercado.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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