7 de 10 brasileiros atrelam saúde e bem-estar ao dinheiro, mas não poupam ou investem

7 de 10 brasileiros atrelam saúde e bem-estar ao dinheiro, mas não poupam ou investem

Dados da pesquisa Consumer Pulse, realizada pela consultoria global Bain & Company no final de 2023, apontaram que 7 em cada 10 brasileiros se preocupam com a saúde física e mental própria e de seus familiares e o dinheiro aparece como centro da questão. “Vivemos ainda um tabu quando a conversa envolve dinheiro e acúmulo de renda. Para muitos, esse tema ainda soa como ganancia. Ao mesmo tempo cresce o número de pessoas que entendem que longevidade e bem-estar estão atrelados à renda. Fato é que grande parte das pessoas espera que o dinheiro sobre para poupar. A virada de chave acontece para aqueles que tornam isso um compromisso”, explica André Bobek, fundador da Mhydas Planejamento financeiro.

O estudo ainda revelou que 57% dos entrevistados disseram ter preocupações financeiras que atrapalham seu bem-estar e 48% se preocupam com a saúde física e o dinheiro também aparece como fonte de aflição. Antes de chegar ao 1 bilhão sob gestão com a sua empresa, a Mhydas Planejamento Financeiro, André viveu na pele a escassez do dinheiro.

“Sou personagem real desse contexto. Trabalhei desde muito cedo no comércio da minha família. Vivíamos a rotina de ganhar e pagar contas, o que ocorre com a maioria dos brasileiros. Mergulhei fundo no mercado financeiro e entendi que sim, tempo e dinheiro se conectam em todos os sentidos e que pessoas inteligentes fazem o dinheiro trabalhar para elas. A falta de educação sobre o que fazer com o que se ganha insere a dificuldade financeira em grande parte dos lares brasileiros, independente do quanto eles têm de rendimento”, conta Bobek.

Atualmente o especialista, que já foi eleito melhor vendedor de seguro de vida no Brasil por dois anos consecutivos (2019, 2020) e 11º melhor consultor financeiro do mundo pelo TOP Global, tem guiado pessoas a tomarem atitudes que afastem da realidade que ele mesmo viveu. “De quatro mil negativos ao primeiro milhão, eu senti na pele os desafios e hoje trabalho para contribuir para que mais pessoas olhem para o dinheiro como sinônimo de bem-estar, autonomia, saúde e longevidade”, argumenta o empreendedor.

Entre as despesas que o brasileiro não abre mão estão ir casualmente a restaurantes e bares (29%), guardam para entretenimento – em especial assinatura de streaming – (21%) e comprar produtos de cuidados pessoais, como cosméticos (19%).  Mesmo assim, dados do Datafolha de dezembro de 2023 apontam que 67% (dois terços) não têm qualquer reserva financeira para atender contratempos maiores, apenas 13% declarou ter algum plano de previdência privada e o número diminui para 8% quando se trata de se preparar para a aposentadoria.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *