Ânima divulga resultados financeiros com trajetória sustentável de crescimento

Ânima divulga resultados financeiros com trajetória sustentável de crescimento

Geração  de caixa cresce e chega a R$ 711 milhões em 2023

A Ânima Holding S.A (B3: ANIM3) apresentou ao mercado nesta segunda-feira (25) os resultados do 4º trimestre (4T23) e consolidado do ano de 2023. Os números comprovam que as medidas construídas ao longo dos últimos trimestres foram altamente eficazes, com resultados sólidos. Pelo segundo trimestre consecutivo, a alavancagem da companhia registra queda considerável, encerrando o período a 3,2x. Já a receita líquida registra alta no ano, de 4,8%, e alcança R$ 3,7 bilhões, fortalecendo a Ânima na rota do crescimento sustentável.

A geração de caixa da companhia mostrou expressivo crescimento de 2,8x ano sobre ano, saindo de R$ 249,8 milhões para R$ 711,0 milhões em 2023. Pelo oitavo trimestre consecutivo, o EBITDA ajustado ex-IFRS16 apresentou crescimento, nesse trimestre foi de 26,6% (50,8% de crescimento no comparativo 2S23 x 2S22 e sexto trimestre consecutivo de crescimento LTM), atingindo em 2023 R$ 923,5 milhões e margem de 24,7%.

Outra boa notícia é que a companhia encerra o período com redução de 1,6p.p. nas despesas corporativas e 2,0p.p. nas despesas com aluguéis. “Consolidamos diversas mudanças que colocaram a companhia em uma trajetória sustentável de crescimento. Isso reforça a nossa disciplina de execução. Estamos empenhados em melhorar nossos indicadores, com resultados altamente relevantes, e que nos coloca em destaque na avaliação de diversos analistas do mercado financeiro”, afirma Marcelo Battistella Bueno, CEO da Ânima.

“A Ânima comprova que é possível aliar qualidade acadêmica com geração de resultados. Tínhamos o compromisso de cumprir o covenant de final de ano de 3,5x e entregamos resultado acima do esperado ainda no 3T23. Nosso foco tem sido, e continuará sendo, a qualidade da receita. Não estamos olhando apenas preço e volume, mas preço, volume e geração de caixa. Também continuamos muito focados no valor de nossas marcas e na capacidade de melhorar o tíquete de dentro para fora. Seguimos confiantes na melhoria contínua da eficiência de nossa operação, na nossa geração de caixa e redução sustentável de nossa alavancagem.”, complementa Atila Simões da Cunha, CFO da Ânima.

A base de alunos das Instituições de Ensino Superior (IES) da Ânima também cresceu e chegou a 405 mil estudantes e a evasão da graduação presencial manteve-se praticamente estável. Em todos os segmentos (Ânima Core, Inspirali e Ensino Digital) a companhia apresentou melhora no ticket médio, com destaque para os dois últimos crescendo acima da inflação.

Ânima Core

O segmento Ânima Core apresenta crescimento de 1,8 p.p. na margem operacional em 2023, demonstrando a capacidade de nossos educadores de entregar resultados crescentes em um cenário macro ainda desafiador. Em um comparativo de semestres, nota-se uma desaceleração na queda da receita líquida do segmento no segundo semestre (-1,7% 2S23 vs. 2S22) em relação a queda no primeiro semestre (-2,9%, 1S23 vs. 1S22), reforçando o desempenho de estratégias aplicadas no 2S23

Inspirali

A Inspirali, vertical que reúne os cursos de Medicina da Ânima, é novamente destaque nos resultados, tanto do ponto de vista de crescimento, quanto de geração de caixa. A Inspirali encerrou 2023 com 11,7 mil alunos matriculados nos cursos de graduação de medicina, 8% maior do que a média de 2022. O ticket do ensino acadêmico da Inspirali, em 2023, cresceu 5%, ante 2022, e chegou a R$ 8.536,00. Destacamos, ainda, o aumento de 100 novas vagas anuais em nossa Faculdade AGES de Medicina de Irecê. Com isso a Inspirai atinge um número total de 1.842 vagas totais anuais em suas escolas médicas, consolidando-se como um dos maiores prestadores de educação médica de qualidade.

Ensino Digital

Novamente, o segmento ocupa papel de destaque nos resultados financeiros da Ânima e registra alta de 24,6% da receita líquida no ano, encerrando o período com R$ 273,3 milhões, resultado de um crescimento de 12,4% na base média de alunos (140,8 mil estudantes) e de 10,9% no ticket líquido consolidado.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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