Brasileiros devem gastar mais na Páscoa de 2024

Brasileiros devem gastar mais na Páscoa de 2024

Estudo aponta aumento de 67,8% no tíquete médio da cesta de itens de Páscoa entre março e abril de 2022 e o mesmo período de 2023

A Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, apresenta uma análise sobre o comportamento de itens típicos da cesta de Páscoa nos últimos dois anos no Brasil. Dados da Horus, marca da Neogrid, revelam um aumento no tíquete médio gasto pelo brasileiro de R$ 13,36, entre março e abril de 2022, para R$ 22,42, no mesmo período de 2023 – o que corresponde a um crescimento de 67,8% no período.

O estudo Horus/Neogrid também relata um aumento na média de produtos da cesta de Páscoa: em 2023, os consumidores colocaram mais itens no carrinho, com incremento no valor gasto nos supermercados. Entre março e abril do ano passado, a média de itens por compra chegou a 3,3, ante 2,3 nos mesmos meses de 2022, representando uma evolução de 43,5% nesse indicador.

Segundo Roberta Atherino, head de produtos da Neogrid, a expectativa para 2024 é de que, por conta da melhora dos indicadores econômicos do país, os consumidores estejam propensos a adquirir mais produtos na Páscoa. No entanto, a preocupação com o preço ainda existe: “É esperado um aumento de preço nos chocolates e ovos na Páscoa em função do aumento do preço do cacau em 2023 vs. 2022, mas ainda assim a perspectiva para a data este ano é positiva. A previsão é de que os consumidores estejam mais inclinados a adicionar uma variedade maior de itens em seus carrinhos de compras para celebrar a data”.

Dados de ruptura de estoque

Essa tendência de aumento nas compras durante a Páscoa se reflete nos dados de ruptura de estoque analisados pela Neogrid. Em 2023, a média de ruptura da cesta foi de 9,31%, o que representa um aumento de 0,56 ponto porcentual em relação ao índice de 8,75% registrado em 2022. Ao examinar as médias consolidadas de ruptura entre fevereiro e abril a companhia destaca que o creme de leite teve o maior valor, atingindo 13,6% neste ano. O chocolate também apresentou uma significativa variação, passando de 6,5%, em 2022, para 9,6%, em 2023, e a taxa de ruptura do vinho cresceu de 6,2%, em 2022, para 9%, no ano passado.

De acordo com a Horus/Neogrid, o ovo de chocolate apresentou um aumento de cerca de 20% no seu preço em 2023, na comparação com o ano anterior. Nos atacarejos e supermercados, apesar da alta, cresceu a presença desse item nos carrinhos de compra. Nos pequenos varejos, por sua vez, a variação da presença do ovo de chocolate nos carrinhos não foi tão significativa.

“Ao analisar a incidência dos itens da cesta no carrinho de compra, percebemos uma forte presença do chocolate. Em 2023, as barras de chocolate e os chocolates e bombons tiveram aumento nesse indicador. Já os ovos de Páscoa não registraram variação na incidência no período analisado. Isso pode sugerir que itens menores, como bombons e barras, são opções aos consumidores que desejam driblar a alta nos preços dos ovos”, explica Roberta.

Confira a pesquisa completa aqui.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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