Conheça o novo perfil dos consumidores

Conheça o novo perfil dos consumidores

Às vésperas do Dia do Consumidor 2024, é hora de se preparar para alavancar as vendas e construir uma relação mais forte com seus clientes. Para ajudar as empresas a tirarem o melhor proveito da data, a GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação encomendou a pesquisa “Tendências de Consumidores”, que ouviu 3.997 pessoas entre 10 de agosto a 14 de dezembro de 2023 em todas as regiões do País. “O objetivo é oferecer subsídios como hábitos de compras, identificação de tendências na preferência de compras de produtos alimentícios, têxteis, eletrônicos, saúde e bem-estar”, relata o presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira.

Tudo começa pela forma como o consumidor faz sua pesquisa sobre os produtos. De acordo com o estudo, os canais digitais de pesquisa são os preferidos: 58% procuram em sites de comparação de preços, 51% utilizam aplicativos no celular, 49% buscam opiniões em redes sociais e sites de avaliação de produtos, enquanto 44% acessam sites de lojas ou marketplaces.

Escolha do canal de compras

Para fazer a escolha em sites de compras

55% verificam avaliações de outros compradores

50% valorizam a identificação clara do produto

44% buscam por várias imagens do produto

42% prezam por um processo de compra rápido e sem burocracia

Para fazer a escolha de lojas físicas

54% optam por locais onde possam provar, experimentar ou testar o produto

49% buscam um atendimento gentil e simpático

44% esperam encontrar o mesmo preço da loja online

43% tem a expectativa de encontrar, na loja física, o produto visto na loja online.

Principais resultados setoriais

Alimentação

Para todos os tipos de alimentos, houve uma redução na preferência pela compra presencial. Entretanto, apenas para bebidas essa tendência se refletiu em aumento da preferência por compras pela internet, enquanto, para os demais tipos, ocorreu um aumento da indiferença do consumidor entre compras presenciais e online. Além disso, a procedência e origem do produto são as informações mais importantes para o consumidor antes de decidir pela compra.

Têxtil

Para roupas e calçados, assim como para artigos esportivos e para academia, houve um aumento na preferência pela compra presencial e uma redução na preferência pela compra via internet. Já para roupas de cama, mesa e banho, o movimento mais expressivo foi uma redução na preferência por compras pela internet e um aumento daqueles indiferentes entre as duas modalidades de compra. Por fim, as medidas do produto correspondem à informação mais importante para a tomada de decisão do consumidor.

Saúde e Bem-Estar

Itens de higiene e cuidados pessoais, cosméticos e produtos de beleza apresentam ligeira redução na preferência pela compra presencial, enquanto medicamentos, vitaminas e suplementos apresentam maior redução na preferência por esta modalidade de consumo. Para itens de higiene e cuidados pessoais, assim como para medicamentos, vitaminas e suplementos, essa redução se refletiu em um crescimento na preferência por compras pela internet, enquanto, para cosméticos e produtos de beleza, houve um aumento da indiferença dos consumidores entre as formas de compra.

Eletroeletrônicos

Para todos os tipos de produtos, houve um aumento da preferência pela compra presencial e uma redução da preferência pela compra via internet. A única exceção foram os televisores, equipamentos de áudio e vídeo, para os quais a preferência de compra pela internet apresentou um pequeno aumento. O desempenho do produto, a presença de garantia e a avaliação de outros consumidores são as informações mais importantes para os consumidores antes de decidir pela compra.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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