Cresce número de brasileiros que afirmam realizar planejamento financeiro

Cresce número de brasileiros que afirmam realizar planejamento financeiro
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Principal preocupação ainda é com curtíssimo prazo

Pesquisa realizada pela Planejar (Associação Brasileira do Planejamento Financeiro) acaba de apontar que cresceu o número de brasileiros que afirmam realizar planejamento financeiro. O levantamento apontou que 82,3% dos brasileiros fazem algum tipo de planejamento nas finanças, contra 72% que diziam o mesmo em 2022. Essa é a terceira edição da pesquisa, que mostra uma clara evolução do planejamento financeiro entre os brasileiros.

Quando perguntados quais os principais objetivos para o planejamento, 35,1% responderam que é para organizar as finanças, enquanto 16,9% disseram que pretendem gerenciar as despesas do mês e 16,5% estão preocupados com a aposentadoria.

Tabela

Descrição gerada automaticamente

A pesquisa da Planejar também apontou que a maior preocupação do brasileiro ainda é com o curtíssimo prazo, com 64,3% das respostas, contra 17,7% no longuíssimo prazo.

Já entre aqueles que afirmaram não realizar planejamento financeiro, apontaram como principal motivo não ter renda suficiente (19,5%), enquanto isso, 19,5% afirmaram não saber como fazer, 15,3% não têm disposição para fazer e 14,4% disseram que é porque eles não têm o hábito de realizar tal tarefa.

Entretanto, quando perguntados se têm alguma ajuda de assessor financeiro para realizar o planejamento financeiro, 72,8% afirmaram que não, contra 27,2% que disseram contar com o apoio do profissional.

Desses 27,2%, uma parte relevante (28%) disse contar com a ajuda de parentes e amigos e 27,3% contam com o gerente do banco, e 22,7% com agente ou consultor autônimo para essa tarefa.

De acordo com Osvaldo Cervi, vice-presidente do Conselho de Administração da Planejar, o resultado deste ano aponta que “houve uma melhora significativa no aculturamento da importância do Planejamento Financeiro, mas ainda há um longo caminho a perseguir, principalmente, sobre a conscientização da importância de um planejamento visando objetivos mais de longo prazo. Contudo, estamos no caminho certo, é natural as pessoas começarem por aquela ‘dor’ maior no curto prazo, aquela dificuldade do momento e, num segundo passo, irem para planejamento mais longos”, afirma o executivo.

A pesquisa foi encomendada pela Planejar e realizada pelo IBESPE, numa amostra de 649 entrevistas, estratificadas de acordo com parâmetros adotados pelo TSE.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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