Evento conecta Geração Z a profissionais experientes do mercado financeiro

Evento conecta Geração Z a profissionais experientes do mercado financeiro
A Geração Z é a que mais tende a investir em renda variável, especialmente ações e criptomoedas, pelo fato destes jovens nascidos entre 1995 e 2010 terem tido amplo acesso a informações e tecnologia desde cedo.

O dado é do Departamento de Educação Financeira do BTG Pactual. Para Rafael Válio, jovem empreendedor à frente do Z Summit, o maior congresso de investimentos para jovens no Brasil, o fator tempo também ajuda a explicar esse movimento. “A Geração Z, independente de classe social ou faculdade, tem muito tempo de vida pela frente. Logo, devem investir para capturarem retornos compostos a longo prazo que farão o patrimônio deles crescer exponencialmente. Começar com pequenos investimentos desde o primeiro salário fará toda a diferença no futuro”.

“Na B3, essa geração já responde por 21% dos investidores pessoa física”, comenta. Além de ações e criptomoedas, também costumam fazer parte da carteira financeira da Geração Z os fundos de investimentos e, em menor proporção, aplicações de renda fixa. Globalmente, de acordo com o Bank of America, até 2030, a renda da Geração Z deve chegar a US$ 33 trilhões e, até 2031, deve superar a renda anual dos Millennials.

Um estudo realizado pelo CFA Institute no ano passado apontou que mais da metade dos entrevistados da Geração Z já está investindo e 82% da Geração Z americana de investidores começou a investir antes de completar 21 anos – apenas 31% dos Millennials e 14% da Geração X começaram a investir antes desta idade. O estudo também aponta que 65% dos investidores da Geração Z usam aplicativos de investimento para negociações, enquanto apenas 55% dos Millennials e 38% da Geração X tem este costume.

“Esses dados demonstram que a Geração Z deverá ser muito mais saudável financeiramente no futuro. Na edição de 2023 Z Summit, a maioria dos inscritos interessados em aprender mais sobre investimentos tinha 19 anos, representando 22,13%. Na edição deste ano, a maioria tem 21 anos (20,30%). É interessante destacar que mais da metade dos inscritos de todas as idades já estão investindo e buscam aprofundar o conhecimento sobre a gestão de seu patrimônio. A maioria deles têm suas contas principais em bancos que já nasceram digitais”, explica Válio.

O Z Summit 2024 tem como lema “Alavancando nossas vidas desde cedo” e será realizado pelo Z Invest em parceria com a Panamby Capital e apoiado  pela B3. São patrocinadores o BTG Pactual, Itaú, Opportunity, Ibiuna Investimentos, Genial Investimentos, Santander, Bank of America, UBS, Morgan Stanley, Mirae Asset (Brasil) CCTVM, Estímulo, Apex Capital, Rio Bravo e Women Invest, entre outros. As inscrições podem ser realizadas no site oficial e o congresso terá transmissão online para todo o Brasil. Mais de 3 mil inscritos são esperados.

O evento será aberto por Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual, que abordará a relação entre o jovem, o tempo e o mercado financeiro. Em seguida, serão abertas as atividades na plenária de investimentos, feira de estandes e salas de workshops, que contarão com palestrantes como Pablo Spyer, CEO do Vai Tourinho; João Manoel de Mello, ex-diretor do BC e sócio do Opportunity; Monalisa Guarda, ex-presidente do Barclays; Diney Vargas, sócio-fundador e COO da Apex Capital; Reinaldo Le Grazie, ex-diretor do BACEN e sócio da Panamby Capital; e Vinícius Poit, CEO do Estímulo, fundo de impacto no modelo blended finance.

Além da plenária onde acontecem as palestras, salas de workshops e o espaço dos estandes, o Z Summit deste ano vai contar com um lounge voltado para os pais e mães dos jovens. Eles poderão ouvir especialistas do mercado sobre a importância de montar carteiras de investimentos para os filhos desde o momento zero, planejamento para pagar faculdades no exterior, intercâmbio e sucessão patrimonial. A neuropsicóloga Adriana Foz, especialista em jovens, abordará os aspectos emocionais na relação sobre dinheiro com os filhos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *