Mercado imobiliário de Curitiba e Região cresce impulsionado pela qualidade de vida
Curitiba vai comemorar 331 anos – no próximo dia 29 de março – como uma das três melhores cidades do Brasil para morar. Com um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,810, a capital paranaense hoje ocupa lugar de destaque no ranking elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da (ONU) graças a indicadores como educação, saúde, renda e longevidade. As métricas que refletem a qualidade de vida e o desenvolvimento humano na região contribuem para atrair visitantes e investimentos para a cidade.
“Curitiba e as cidades da Região Metropolitana são celeiros de oportunidades, tanto para os moradores como para as empresas locais”, afirma Paulo Antonio Kucher, vice-presidente comercial da Lyx Participações e Empreendimentos.
O executivo destaca que Curitiba apresentou um crescimento organizado e sustentável nos últimos anos, o que atraiu a atenção de muitas pessoas interessadas em se mudar para a região em busca de oportunidades e de melhor qualidade de vida. “É uma cidade que possuiu uma excelente infraestrutura urbana e oferece serviços públicos de qualidade para atender à população, além de inúmeras opções de entretenimento e lazer, como os diversos parques espalhados por todos os bairros”, comenta.
Boom imobiliário
Somente no que diz respeito ao mercado imobiliário, Kucher considera que Curitiba e Região Metropolitana apresentaram um desenvolvimento significativo desde os anos 2000. “Curitiba se tornou um polo econômico regional, atraindo investidores e impulsionando o setor imobiliário. Isso beneficiou todas as cidades do entorno, que também absorveram investimentos e atraíram novos moradores”, analisa.
Segundo ele, áreas já tradicionais da cidade apresentaram crescente valorização dos imóveis, o que acabou impulsionando novos empreendimentos em todas as outras regiões próximas. “Isso é reflexo da demanda crescente e da infraestrutura oferecida”, pontua.
Somente a Lyx, que atua no segmento Minha Casa Minha Vida (MCMV) e se instalou na capital paranaense há quase 20 anos, já entregou 8,5 mil apartamentos desde 2007 em Curitiba e em cidades da Região Metropolitana. “O mercado imobiliário de Curitiba atrai uma variedade de compradores. Existe demanda e oferta para todos os públicos, desde investidores, famílias em busca de residências próprias e empresas em busca de espaços comerciais”, avalia.
Estatísticas
Atualmente, a capital paranaense conta com mais de 1,7 milhão de habitantes, segundo o último censo do IBGE, e ocupa a sexta posição no ranking das cidades com o maior PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Em 2023, o PIB de Curitiba foi de R$ 98 bilhões – o equivalente a 1,1% de todo o PIB nacional – e está entre 11 municípios brasileiros que respondem por quase 25% do PIB do Brasil.
A cidade também está entre as cinco capitais mais ricas do país, segundo o Mapa da Riqueza elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A renda média na cidade é de R$ 3.427, com base em números do Imposto de Renda de 2020.
Crédito da foto: José Fernando Ogura