Mercado imobiliário de Curitiba e Região cresce impulsionado pela qualidade de vida

Mercado imobiliário de Curitiba e Região cresce impulsionado pela qualidade de vida

Curitiba vai comemorar 331 anos – no próximo dia 29 de março – como uma das três melhores cidades do Brasil para morar. Com um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,810, a capital paranaense hoje ocupa lugar de destaque no ranking elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da (ONU) graças a indicadores como educação, saúde, renda e longevidade. As métricas que refletem a qualidade de vida e o desenvolvimento humano na região contribuem para atrair visitantes e investimentos para a cidade.

“Curitiba e as cidades da Região Metropolitana são celeiros de oportunidades, tanto para os moradores como para as empresas locais”, afirma Paulo Antonio Kucher, vice-presidente comercial da Lyx Participações e Empreendimentos.

O executivo destaca que Curitiba apresentou um crescimento organizado e sustentável nos últimos anos, o que atraiu a atenção de muitas pessoas interessadas em se mudar para a região em busca de oportunidades e de melhor qualidade de vida. “É uma cidade que possuiu uma excelente infraestrutura urbana e oferece serviços públicos de qualidade para atender à população, além de inúmeras opções de entretenimento e lazer, como os diversos parques espalhados por todos os bairros”, comenta.

Boom imobiliário

Somente no que diz respeito ao mercado imobiliário, Kucher considera que Curitiba e Região Metropolitana apresentaram um desenvolvimento significativo desde os anos 2000. “Curitiba se tornou um polo econômico regional, atraindo investidores e impulsionando o setor imobiliário. Isso beneficiou todas as cidades do entorno, que também absorveram investimentos e atraíram novos moradores”, analisa.

Segundo ele, áreas já tradicionais da cidade apresentaram crescente valorização dos imóveis, o que acabou impulsionando novos empreendimentos em todas as outras regiões próximas. “Isso é reflexo da demanda crescente e da infraestrutura oferecida”, pontua.

Somente a Lyx, que atua no segmento Minha Casa Minha Vida (MCMV) e se instalou na capital paranaense há quase 20 anos, já entregou 8,5 mil apartamentos desde 2007 em Curitiba e em cidades da Região Metropolitana. “O mercado imobiliário de Curitiba atrai uma variedade de compradores. Existe demanda e oferta para todos os públicos, desde investidores, famílias em busca de residências próprias e empresas em busca de espaços comerciais”, avalia.

Estatísticas

Atualmente, a capital paranaense conta com mais de 1,7 milhão de habitantes, segundo o último censo do IBGE, e ocupa a sexta posição no ranking das cidades com o maior PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Em 2023, o PIB de Curitiba foi de R$ 98 bilhões – o equivalente a 1,1% de todo o PIB nacional – e está entre 11 municípios brasileiros que respondem por quase 25% do PIB do Brasil.

A cidade também está entre as cinco capitais mais ricas do país, segundo o Mapa da Riqueza elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A renda média na cidade é de R$ 3.427, com base em números do Imposto de Renda de 2020.

Crédito da foto: José Fernando Ogura

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *