Oncoclínicas tem receita de R$ 6 bilhões e lucro de R$ 313 milhões em 2023

Oncoclínicas tem receita de R$ 6 bilhões  e lucro de R$ 313 milhões em 2023

Aumento do número de pacientes tratados e ganhos de eficiência operacional explicam resultado recorde

A Oncoclínicas&Co (B3: ONCO3) – maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina – reportou um crescimento de 35,1% na sua receita bruta em 2023, totalizando R$ 6,0 bilhões. Essa performance se deveu sobretudo ao crescimento no número de pacientes atendidos, com cerca de 635 mil procedimentos realizados, 26,8% superior ao verificado em 2022. No quarto trimestre de 2023 (4T23), a receita bruta alcançou R$ 1,6 bilhão, um crescimento orgânico de 18,7% se comparado ao mesmo período de 2022. A Companhia seguiu crescendo num ritmo acelerado, não apenas por causa do maior contingente de pacientes em suas unidades, mas também em função de suas diversas parcerias estratégicas com planos e operadoras de saúde, sem abrir mão da excelência no cuidado aos pacientes.

Em 2023, o lucro bruto caixa totalizou R$ 1,9 bilhão, correspondendo a uma margem de 35,4%, o que representa um aumento de 33,7% sobre o reportado em 2022. Já o EBITDA totalizou R$ 1,0 bilhão para o ano todo (R$ 1,1 bilhão excluindo o efeito não caixa da apuração contábil do plano de incentivo de longo prazo, ou numa base ex-PILP), 58,9% acima de 2022, refletindo não apenas o crescimento da receita da Companhia, mas também ganhos de eficiência capturados na operação.

Este foi o sexto trimestre consecutivo de lucro líquido, que atingiu a marca de R$ 87,0 milhões para o 4T23. O lucro líquido total para o ano 2023 foi de R$ 312,6 milhões, 174,7% superior ao registrado em 2022. O lucro líquido sem o efeito do PILP foi de R$ 359,4 milhões em 2023. A companhia colhe agora os frutos de seu projeto de racionalização da estrutura societária, iniciado há cerca de dois anos. Houve também um enorme avanço no endereçamento do nível de participação minoritária no lucro líquido. O lucro líquido por ação, excluindo minoritários, aumentou de R$ 0,08 por ação, em 2022, para R$ 0,40 por ação, em 2023, 383,4% maior.

“Esses números refletem o nosso compromisso com os princípios da companhia, de empregar tecnologia, excelência médica e hiperespecialização, sempre considerando a custo-efetividade e buscando continuamente ganhos de eficiência, a serviço dos nossos pacientes, médicos e parceiros”, ressalta Bruno Ferrari (foto), fundador e CEO da Oncoclínicas&Co. 

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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