Perda de dados pode custar às empresas mais de US$ 1 milhão

Perda de dados pode custar às empresas mais de US$ 1 milhão

Em comemoração ao Dia Mundial do Backup, em 31 de março, especialistas ressaltam a importância das cópias de segurança

Os números da Kaspersky revelam que o custo médio de um incidente de perda de dados chega à US$ 1,23 milhão para grandes empresas e US$ 120 mil para pequenas organizações. O prejuízo pode ser mais custoso, o que reforça a necessidade de continuarem a proteger proativamente suas informações. A criação de backups é uma medida básica e essencial para qualquer protocolo que visa resguardar informações sensíveis, como registros financeiros, propriedade intelectual, dados de clientes e funcionários, além de evitar interrupções operacionais, multas e danos à reputação.

Ter medidas de segurança proativas é ainda mais relevante quando se considera que, recentemente, especialistas da Kaspersky alertaram que o ransomware persistirá como a principal ameaça às empresas neste ano, direcionando seus ataques principalmente a instituições financeiras e empresas de logística e transporte.

Na maioria dos casos, um ataque de ransomware tem sérias consequências. Além de perdas financeiras, custos de recuperação, suspensão de processos e operações, bloqueio e, em última análise, roubo de dados, ataques como esse podem causar danos à reputação da empresa bem como ao relacionamento com os clientes, fornecedores e autoridades locais. É por isso que, embora não sejam considerados a primeira linha de defesa e sejam constantemente adiados, a criação de backups ainda é uma medida essencial para proteger os ativos de negócios e recuperá-los o mais rápido possível quando necessário.

A perda ou exposição de informações corporativas e de clientes devido a violações de dados é um dos aspectos mais desafiadores para as organizações. Se algum dos seus dispositivos empresariais estiver enfrentando dificuldades técnicas ou for comprometido de forma maliciosa, ter um backup pode ser a medida preventiva mais importante naquele momento. Além disso, é essencial que essas cópias de segurança sejam protegidas por credenciais únicas e criptografadas para evitar que um ataque tenha acesso a elas. Lembremos que o tempo de recuperação significa tempo de inatividade, o que pode custar mais a uma organização do que perdas monetárias“, afirma Claudio Martinelli, diretor geral para as Américas da Kaspersky.

No Dia Mundial do Backup, a Kaspersky compartilha cinco dicas para as empresas criarem backups e continuarem com sua operação ativa em qualquer eventualidade:

  1. Crie vários backups de dados críticos usando diferentes tipos de armazenamentoManter os arquivos originais e seus backups no mesmo lugar pode levar sua organização a perder tudo em um único incidente. Por isso é recomendável pelo menos dois backups: um no disco rígido externo e outro na nuvem. Dessa forma, o backup fica protegido contra exclusão acidental e ameaças de malware.
  2. Criptografe backups. Mesmo sendo uma medida protetiva, eles não estão a salvo de ameaças. É importante criptografá-los porque, se forem comprometidos, serão indecifráveis e inúteis para os invasores.
  3. Faça backup regularmente de todos os dispositivos corporativos. Quanto mais os computadores de uma empresa são usados, mais frequentemente os backups devem ser feitos. Se os dispositivos forem usados com menos frequência, o backup deve ser feito pelo menos uma vez por mês.
  4. Proteja informações corporativas confidenciais de maneira abrangente. Os backups são absolutamente necessários, mas devem ser feitos corretamente, com cuidado e testes de recuperação. É importante treinar os funcionários com noções básicas de cibersegurança, incluindo a importância dos backups: com que frequência eles recebem backup, onde são armazenados e como reiniciar as operações rapidamente. A proteção proativa que impede que as ameaças ganhem uma posição na rede é imprescindível.
  5. Para as PMEs, os especialistas recomendam o uso de soluções, como o Kaspersky Small Office Security, que protegem dados e servidores de uma variedade de riscos, incluindo erros humanos e cliques acidentais. Já as grandes empresas devem usar ferramentas adaptáveis contra ameaças direcionadas avançadas e oferecer tecnologias especializadas que bloqueiem automaticamente a maioria das ameaças e protejam contra ameaças evasivas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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