Pesquisa aponta que 55% dos consumidores devem gastar entre R$100 e R$300 nesta Páscoa

Pesquisa aponta que 55% dos consumidores devem gastar entre R$100 e R$300 nesta Páscoa

87% dos pesquisados vão comprar chocolates nesta Páscoa

Com a chegada do feriado da Páscoa, o comércio se prepara para atender o público para a data. Procurando mapear as tendências de consumo para o feriado, a Ecglobal, empresa pertencente à plataforma Haus, do Grupo Stefanini, que tem como foco entender e analisar o comportamento do consumidor, realizou uma pesquisa com mais de 500 pessoas sobre as expectativas para a época especial.

Como de praxe, os chocolates seguem como o produto mais visado para a ocasião, com 87% dos entrevistados declarando que pretendem adquirir o chocolate nessa Páscoa. A maioria (55%) deseja gastar entre R$100,00 e R$300,00 nas compras, distribuindo o valor em itens variados como ovos, trufas e bombons.

A alta procura reflete diretamente na relevância econômica da data especificamente para o setor do varejo, que tem a Páscoa como a sexta data mais lucrativa do ano. “Com insights como esses, os lojistas podem se preparar melhor, prever estoques e precificação de produtos. O estudo demonstra, ainda, a importância das marcas em se conectarem com seus clientes de forma cada vez mais autêntica e genuína. É essencial que o varejista entenda a perspectiva do público sobre a data, e como ele se comporta durante esse período para conquistá-lo”, destaca Adriana Rocha, cofundadora e CEO Global da Ecglobal.

Grande parte dos consumidores revelou realizar pesquisas de preços antes de ir às compras. Desses, 55% dão preferência para lojas físicas – 47% mencionam a Cacau Show. Outros 40% preferem utilizar as plataformas de vendas online para as compras, como as Lojas Americanas (44%). Entre as marcas, Nestlé (31%) sai na frente na lembrança dos compradores. Cacau Show (24%), Lacta (21%) e Garoto (13%), vem na sequência. 

Para as compras, sabor e variedade do chocolate (55%) são os maiores motivadores dos consumidores, já brindes e surpresas nos ovos motivam 25% das escolhas, enquanto fatores nutricionais e embalagens correspondem respectivamente por 16% e 28%.

Tradições

A pesquisa aponta que quatro em cada dez pessoas celebram a Páscoa de maneira religiosa, outras quatro comemoram sem se envolver religiosamente e duas prezam apenas pelos doces tradicionais. Seguindo a tradição, 98% do público planeja um almoço especial no domingo (31), sendo 79% fará a refeição com a família. Apesar de ser um dos poucos feriados prolongados, grande parte dos entrevistados (68%), optaram por ficar em casa. Outros 16% irão para regiões interioranas e 12% para litoral.

Entre os pratos que devem compor a mesa estão bacalhau (53%), saladas (46%), churrasco (35%) e massas (32%). Nas sobremesas, os ovos de Páscoa serão as estrelas da festa (60%), seguidos por doces feitos com chocolates (49%) e pudim (47%).

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *