Por que os investidores estão apostando em franquias?
Em meio à instabilidade econômica e à busca por segurança, o modelo de franquias se destaca no mercado brasileiro
O universo empresarial brasileiro tem sido marcado por uma tendência robusta e crescente: o modelo de franquias, sistema que permite a empreendedores operar sob uma marca já consolidada. O faturamento das franquias no Brasil atingiu R$ 240,6 bilhões em 2023, um crescimento nominal de 13,8% em relação a 2022. Em comparação a 2019, na pré-pandemia, o aumento foi de 28,9%. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Regulado no Brasil pela Nova Lei de Franquias (n° 13.966/19), que atualizou a legislação anterior visando modernizar e adaptar as relações comerciais à nova realidade de mercado, o modelo de franquia se destaca por sua estrutura bem definida. Esta legislação delinea claramente os direitos e deveres tanto dos franqueadores quanto dos franqueados, garantindo uma base sólida para o desenvolvimento de negócios.
Para os franqueados, o grande chamariz do modelo está na possibilidade de se associar a marcas já reconhecidas pelo público, minimizando os riscos inerentes ao empreendedorismo. A padronização de produtos e serviços, garantida pelo franqueador, assegura uma qualidade consistente e fortalece a identidade da marca, elementos cruciais para a fidelização de clientes.
Segundo Lucas Atanaizo Vetorasso (foto), CEO da ATNZO Franchise “este modelo de negócio oferece uma rota estratégica vital para empreendedores e investidores em tempos de instabilidade, provendo não só segurança mas um caminho mais claro para a estabilidade e sucesso do empreendimento”.
Do ponto de vista dos franqueadores, as vantagens incluem a expansão acelerada e o aumento do alcance da marca, sem a necessidade de investimentos diretos substanciais. Além disso, permite uma gestão descentralizada, na qual o franqueador pode se concentrar em estratégias de desenvolvimento de novos produtos ou serviços, enquanto os franqueados gerenciam as operações cotidianas.
O mercado de franquias é caracterizado por sua ampla diversidade, tanto em termos de modelos de negócios disponíveis quanto de segmentos de atuação. Desde lojas físicas a formatos mais inovadores, como food trucks e franquias home-based, há opções para diferentes perfis de investidores e para atender às necessidades específicas de cada mercado.
“Nosso segmento atrai desde empreendedores investindo suas economias na busca do sonho de ter um negócio próprio até investidores experientes buscando diversificar portfólios, atraídos pela eficiência e potencial de retorno de marcas diversas. Essa gama de perfis destaca a flexibilidade e robustez do franchising como estratégia de investimento”, explica o CEO com mais de 3 mil unidades de franquias pelo mundo.
Os segmentos de atuação das franquias são variados, indo de moda e alimentação a educação, saúde, beleza e bem-estar. Tal diversidade oferece aos investidores amplas oportunidades para explorar diferentes nichos de mercado, maximizando as chances de sucesso.
O modelo de franquias, com seu crescimento robusto, estrutura regulamentada e diversidade de opções, consolida-se como uma escolha atraente para investidores que buscam segurança e potencial de crescimento. A sinergia entre franqueadores e franqueados, fundamentada em suporte contínuo e na força de marcas consolidadas, promete manter o modelo de franquias como um dos pilares do empreendedorismo no Brasil.