Saber como precificar um produto ou serviço é essencial para qualquer empreendedor

Saber como precificar um produto ou serviço é essencial para qualquer empreendedor

Uma precificação inadequada pode levar a problemas financeiros

Acontece com empreendedores das mais diversas áreas. Eles têm um produto ou serviço de excelente qualidade, mas não sabem colocar preço. Saber precificar adequadamente um produto ou serviço é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Envolve uma compreensão profunda do mercado, dos clientes e do próprio produto ou serviço, bem como a capacidade de adaptar-se às mudanças no ambiente empresarial. Ao dominar essa habilidade, você pode não apenas aumentar os lucros, mas também construir uma base sólida para o crescimento e a sustentabilidade a longo prazo.

Segundo Luciana Girard, especialista em educação financeira, que faz mentoria de gestão empresarial para pequenas empresas na Suíça e no Brasil e integra o time de consultoras do treinamento Realize Bussiness, no cálculo para definir um preço não deve aparecer apenas o valor que se gasta para produzir ou comprar o produto.

“Para que não tenha prejuízos, você também precisa incluir na conta todos os gastos, despesas e processos relacionados ao valor investido, para que seu produto ou serviço chegue até o consumidor”, alerta a especialista.

Os principais erros, de acordo com a consultora são: montar o seu preço apenas sob o ponto de vista financeiro, sem fazer a pesquisa de mercado; copiar o preço do concorrente; não evidenciar valor (por que seu cliente precisa) do seu produto ou serviço; achar que preço de venda tem sempre que ter 100% de lucro; esquecer de colocar as despesas com a venda e não saber quem é seu público alvo.

Segundo ela, para a formação de preço de venda, é preciso somar três fatores que influenciam na precificação de um produto: custos, despesas e margem de lucro.

Em relação aos custos, por exemplo, existem os custos fixos que envolvem compra de matéria-prima, salário dos funcionários da produção e, se for o caso, até conta de luz para manter as máquinas funcionando. E os custos variáveis, como mão de obra extra, reembolso de despesas, comissão de vendas e manutenção de máquinas.

“É importante incluir na conta custos com todo o valor investido durante o processo de produção e acompanhar os custos variáveis para fazer os ajustes. Por exemplo: se uma matéria-prima aumentar de preço, você poderá ajustar o preço de venda para cobrir esse aumento, exemplifica Girard.

A margem de lucro é a porcentagem de lucro que você irá obter por meio da venda do produto, tirando os custos e as despesas.

“Por isso a importância de sempre avaliar o mercado, conhecer o público-alvo, acompanhar tendências e sempre focar em uma gestão e controle financeiro eficiente”, alerta a consultora.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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