Sucessão nas empresas exige planejamento, tempo e um conselho estruturado

Sucessão nas empresas exige planejamento, tempo e um conselho estruturado

Cerca de 75% das lideranças globais afirmam que suas empresas não têm planos de sucessão proativos, bem estruturados e desenvolvidos para aplicação quando necessário, e apenas 14% estão confiantes com os planos de sucessão que possuem, segundo dados mundiais da Russell Reynolds Associates, referência global em busca executiva, consultoria e desenvolvimento de lideranças. Para discutir os desafios e mitos do planejamento sucessório de CEOs, a Russell Reynolds trouxe ao Brasil o especialista global ,Justus O’Brien (foto), uma das maiores lideranças no assunto. O encontro reuniu mais de 35 conselheiros das principais empresas do Brasil, que também abordou a Avaliação da Eficiência dos Conselhos de Administração, tema conduzido pelo sócio-diretor da RRA no Brasil, Jacques Sarfatti.

“Há 10 anos, quando falávamos sobre planejamento sucessório, não havia nada estruturado e era quase um tabu, mas agora os investidores pressionam as empresas para ter um processo definido e transparente de sucessão, o que minimiza riscos para o negócio. A pandemia também impôs um ritmo diferente aos líderes, somado às mudanças tecnológicas, culturais e instabilidades da economia, que tornam o papel desse líder ainda mais desafiador, reforçando a importância de pensar em um sucessor com muita antecedência e pensando na empresa a longo prazo”, detalha Justus O’Brien, líder global da prática de Sucessão na Russell Reynolds.

Entre as crenças que nem sempre condizem com a realidade está o fato da sucessão do CEO ser simples e direta. Um bom planejamento exige metodologia bem estruturada, ferramentas, iniciando cinco a seis anos antes da nomeação. Além disso, o futuro líder não precisa se parecer com o atual, já que a estratégia a longo prazo da empresa deve ser considerada para entender se as habilidades serão as ideais para enfrentar osdesafios à frente. Nem sempre existe alinhamento entre conselheiros sobre o perfil do próximo CEO, assim como a sucessão não deve ser uma atividade autônoma e independente, já que comunicar o processo com transparência e investir nos talentos internos aumenta as opções de candidatos aptos, otimiza o desempenho atual e mantém os executivos engajados. O papel do Conselho não acaba após a nomeação do CEO, é preciso estabelecer um processo de transição para aumentar as chances de sucesso do líder na nova função.

“Não há como fazer um bom processo de sucessão de um CEO sem a participação de um Conselho maduro e bem estruturado, por isso a importância de avaliar a eficácia dos Conselhos de Administração, processo em que podemos nos aprofundar na avaliação da maturidade e estrutura do conselho, com metodologia e escopo para encontrar os seus desafios e possíveis soluções”, finaliza Jacques Sarfatti, sócio-diretor e líder da prática de Consultoria em CEO e Conselhos da Russell Reynolds no Brasil.

Crédito da foto: Gustavo Scatena / Imagem Paulista

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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