Carro por assinatura custa até R$ 30 mil a menos que financiamento para motoristas de aplicativos

Carro por assinatura custa até R$ 30 mil a menos que financiamento para motoristas de aplicativos

Para trabalhar como motorista de aplicativo não basta ter qualquer carro, pois o veículo precisa atender às especificações da empresa gestora do app. E a melhor forma de se manter dentro dos padrões exigidos não é por meio de compra, e sim através da locação de automóveis. Segundo simulação da Carflip, que acaba de lançar um produto voltado a este segmento, o Carflip Driver, o aluguel por assinatura pode custar até R$ 30 mil a menos do que o financiamento.

A simulação comparativa entre Locação e Compra por financiamento considera um Volkswagen Voyage, com motor 1.0, fabricado em 2023, 20 mil Km rodados, no valor de R$ 60.390. No cenário de compra, foi considerado o prazo de 24 meses com 30% de entrada (R$ 18.110,70) e parcelas mensais de R$ 2.241,59.

Colocando no papel os gastos com IPVA, seguro, manutenção, depreciação, entre outros, após dois anos, o proprietário teria gasto R$ 116.632,14. No final do período de dois anos, com o financiamento quitado, o veículo poderia ser vendido por aproximadamente R$ 47.281 (considerando a depreciação do período), ou seja, mesmo com a venda do veículo ao final de 24 meses quem opta pela compra financiada acaba gastando R$ 69.341,14 para ter e manter o veículo.

Na locação, para começar, é necessária uma entrada bem menor de R$ 3.018,45 e o motorista assume parcelas mensais de R$ 2.152,88. No entanto, o motorista fica livre do IPVA, do seguro, da manutenção e não existe depreciação já que todos estes serviços e custos estão na parcela de locação. O dinheiro da diferença do valor de entrada pode ser aplicado em algum investimento como poupança ou CDB. Ao final dos dois anos, caso haja interesse em adquirir o veículo, o sistema de CashBack proporciona um desconto de 25% – neste caso, R$ 13.671,89. Ou seja, no fim a economia é de R$ 28.938,43, em comparação com a compra financiada.

“O custo mensal que o financiamento acaba gerando é tão grande que consome boa parte dos ganhos obtidos com o trabalho diário, pois a responsabilidade é toda do proprietário. Na locação, esses custos e dores de cabeça são de responsabilidade da locadora e já estão embutidos no valor. Assim, quem trabalha dirigindo fica com mais dinheiro no bolso mensalmente”, afirma J.R. Caporal, CEO da Carflip.

De acordo com a empresa, os carros disponíveis no sistema do Carflip Driver podem ser 0 km ou ter até dois anos de uso com no máximo 25 mil km rodados. Os planos permitem contratos de locação entre 12 e 36 meses e franquia de 6 mil km/mês com todos os serviços inclusos.

“Praticidade e custo menor são dois grandes atrativos do Carflip Driver. É tão vantajoso que acreditamos que o produto terá boa aceitação dentro do segmento, ainda mais nesse momento em que a economia parece estar em processo de reaquecimento”, diz Caporal.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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