Como conquistar a independência financeira após os 60 anos

Como conquistar a independência financeira após os 60 anos

À medida que a expectativa de vida tem mostrado sinais de aumento, planejar a independência financeira após os 60 anos tornou-se uma preocupação cada vez mais importante para muitas pessoas. Em um mundo no qual a aposentadoria não é mais vista como o fim da estrada, mas sim o início de uma nova jornada, é essencial que se estabeleça uma base sólida para garantir estabilidade financeira nessa fase da vida.

Jotta Junior, empresário e especialista comportamental, membro da Neurobusiness Society e cofundador do canal Longidade comenta a importância se se criarem estratégias de organização financeira para uma independência tranquila aos 60 anos ou mais. “Quando consideramos a preparação para a independência financeira na idade madura, é fundamental adotar uma abordagem proativa e algumas dicas ajudam nesse processo”, conta Jotta.

Abaixo estão algumas dicas essenciais:

– Estabeleça metas claras: Defina objetivos financeiros realistas que levem em consideração suas despesas futuras, como saúde e lazer. Estabelecer metas claras ajuda a direcionar seus esforços de economia e investimento.

– Crie um plano de aposentadoria sólido: Explore diferentes opções de planos de aposentadoria. Considere buscar um consultor financeiro para desenvolver um plano personalizado que se alinhe com suas metas e tolerância ao risco.

– Invista em educação financeira: Eduque-se sobre conceitos básicos de finanças, incluindo orçamento, investimento e gerenciamento de dívidas. Quanto mais informado você estiver, melhores serão suas decisões financeiras.

– Diversifique seus investimentos: Diversificar seus investimentos reduz o risco e aumenta suas chances de obter retornos consistentes ao longo do tempo.

– Prepare-se para emergências: Mantenha uma reserva de emergência para cobrir despesas inesperadas, como cuidados médicos ou reparos em casa. Ter um fundo de contingência pode evitar que você recorra a suas economias de aposentadoria.

– Considere uma segunda fonte de renda: Se possível, explore oportunidades de renda extra, como trabalho freelance, consultoria ou investimento em negócios. Uma segunda fonte de renda pode proporcionar segurança financeira adicional.

O especialista reforça que com algumas diretrizes, as pessoas já podem construir uma base financeira sólida que permitirá que desfrutem de uma aposentadoria confortável e sem preocupações. “A independência financeira aos 60 anos ou mais não é apenas um sonho distante, mas sim um objetivo alcançável com o planejamento adequado e a disciplina financeira”, conclui ele.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *