Confira 5 dicas essenciais para abrir seu próprio negócio ainda no primeiro semestre de 2024

No ano passado, foram abertas de mais de 3 milhões de novas empresas no Brasil
Início de ano é hora de transformar a ideia de empreender em realidade. E por mais que já esteja quase na metade do ano, ainda dá tempo de dar início à realização desse sonho no primeiro semestre, principalmente se o modelo escolhido forem as franquias, um modelo de negócio já pronto que fornece uma maior segurança e conforto para o investidor.
No ano passado, foi registrada a abertura de 3.868.687 novas empresas no Brasil, segundo dados do Mapa das Empresas, disponibilizados pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Para um novo investimento, é necessário ter uma segurança e conhecer sobre o meio que você está pretendendo investir. “Esse estudo geral aumenta as chances dos negócios darem certo e das estratégias utilizadas pelo empreendedor serem certeiras no desenvolvimento da ideia”, comenta Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas.
A Minds é uma rede de idiomas e tem total sucesso no mercado devido a toda essa atenção e estratégia que foram utilizadas desde a fundação da marca e como ela foi se desenvolvendo no mercado. Um desses resultados é pela constância: novamente a marca recebeu o selo de excelência no franchising pela ABF, Associação Brasileira de Franchising.
Pensando nisso, Leiza Oliveira traz 5 dicas para os empreendedores que pretendem abrir o negócio próprio nos próximos meses:
Pesquisa de mercado abrangente: antes de mergulhar de cabeça, é crucial conduzir uma pesquisa de mercado detalhada para entender o ambiente competitivo, as tendências do setor e a demanda do consumidor. Isso ajudará a fundamentar suas decisões estratégicas desde o início;
Paixões e habilidades: o sucesso nos negócios muitas vezes está ligado à paixão e às habilidades do empreendedor. Identifique o que você ama fazer e onde suas habilidades se destacam, e busque oportunidades de negócios que se alinhem com esses pontos fortes;
Desenvolva um plano de negócio sólido: um plano de negócio bem elaborado é a espinha dorsal de qualquer empreendimento. Ele deve abordar aspectos como proposta de valor, análise de mercado, estratégias de marketing e projeções financeiras;
Foque na experiência do cliente: a satisfação do cliente é essencial para construir uma base de clientes leal e sustentável. Certifique-se de oferecer um excelente atendimento ao cliente com produtos ou serviços de alta qualidade;
Networking e parcerias estratégicas: construa relacionamentos sólidos com outros empresários, potenciais clientes e parceiros de negócios. O networking pode abrir portas para colaborações valiosas e oportunidades de crescimento.
“O mundo dos negócios é dinâmico e está em constante evolução. Esteja preparado para ajustar sua estratégia conforme necessário com base no feedback do mercado e nas mudanças das condições externas. Mantenha-se focado em seus objetivos, seja resiliente diante das adversidades e esteja disposto a aprender com os desafios pelo caminho”, finaliza a CEO da Minds.
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