Confira 5 dicas essenciais para abrir seu próprio negócio ainda no primeiro semestre de 2024

Confira 5 dicas essenciais para abrir seu próprio negócio ainda no primeiro semestre de 2024

No ano passado, foram abertas de mais de 3 milhões de novas empresas no Brasil

Início de ano é hora de transformar a ideia de empreender em realidade. E por mais que já esteja quase na metade do ano, ainda dá tempo de dar início à realização desse sonho no primeiro semestre, principalmente se o modelo escolhido forem as franquias, um modelo de negócio já pronto que fornece uma maior segurança e conforto para o investidor.

No ano passado, foi registrada a abertura de 3.868.687 novas empresas no Brasil, segundo dados do Mapa das Empresas, disponibilizados pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Para um novo investimento, é necessário ter uma segurança e conhecer sobre o meio que você está pretendendo investir. “Esse estudo geral aumenta as chances dos negócios darem certo e das estratégias utilizadas pelo empreendedor serem certeiras no desenvolvimento da ideia”, comenta Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas.

A Minds é uma rede de idiomas e tem total sucesso no mercado devido a toda essa atenção e estratégia que foram utilizadas desde a fundação da marca e como ela foi se desenvolvendo no mercado. Um desses resultados é pela constância: novamente a marca recebeu o selo de excelência no franchising pela ABF, Associação Brasileira de Franchising.

Pensando nisso, Leiza Oliveira traz 5 dicas para os empreendedores que pretendem abrir o negócio próprio nos próximos meses:

Pesquisa de mercado abrangente: antes de mergulhar de cabeça, é crucial conduzir uma pesquisa de mercado detalhada para entender o ambiente competitivo, as tendências do setor e a demanda do consumidor. Isso ajudará a fundamentar suas decisões estratégicas desde o início;

Paixões e habilidades: o sucesso nos negócios muitas vezes está ligado à paixão e às habilidades do empreendedor. Identifique o que você ama fazer e onde suas habilidades se destacam, e busque oportunidades de negócios que se alinhem com esses pontos fortes;

Desenvolva um plano de negócio sólido: um plano de negócio bem elaborado é a espinha dorsal de qualquer empreendimento. Ele deve abordar aspectos como proposta de valor, análise de mercado, estratégias de marketing e projeções financeiras;

Foque na experiência do cliente: a satisfação do cliente é essencial para construir uma base de clientes leal e sustentável. Certifique-se de oferecer um excelente atendimento ao cliente com produtos ou serviços de alta qualidade;

Networking e parcerias estratégicas: construa relacionamentos sólidos com outros empresários, potenciais clientes e parceiros de negócios. O networking pode abrir portas para colaborações valiosas e oportunidades de crescimento.

“O mundo dos negócios é dinâmico e está em constante evolução. Esteja preparado para ajustar sua estratégia conforme necessário com base no feedback do mercado e nas mudanças das condições externas. Mantenha-se focado em seus objetivos, seja resiliente diante das adversidades e esteja disposto a aprender com os desafios pelo caminho”, finaliza a CEO da Minds.

Crédito da Imagem: Unsplash

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *