Governador do Paraná discute novos investimentos com duas multinacionais do Oriente Médio

Governador do Paraná discute novos investimentos com duas multinacionais do Oriente Médio

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou um memorando de intenção de investimentos nesta quarta-feira (17) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com representantes de duas multinacionais do Oriente Médio: Indevco e Rockland Group. O objetivo é que o Paraná desenvolva negócios com ambas as empresas no futuro. O encontro foi agendado pela Invest Paraná, agência de promoção e atração de investimentos do Governo do Estado, na volta da missão à Índia, onde o Paraná fortaleceu parcerias nas áreas de tecnologiainovação e sustentabilidade.

“Essa reunião é mais uma demonstração do interesse de empresas internacionais pelo mercado paranaense, cujo PIB cresceu em média mais do que países como a própria Índia e a China em 2023. Internacionalizar a nossa economia é um dos fatores que tem colaborado para o crescimento do Paraná”, disse o governador Ratinho Junior após a reunião.

Ambas as companhias têm interesse em discutir parcerias e fortalecer operações comerciais com o Paraná, em especial no segmento de papel e celulose, área que o Paraná é um dos destaques na produção brasileira. Só uma das subsidiárias de uma das companhias consome 4,5 toneladas de celulose ao mês na produção de lenços, guardanapos, fraldas e papel higiênico.

No primeiro trimestre desse ano, o Estado exportou o equivalente a US$ 316,6 milhões em papel e celulose. O maior investimento da história no Paraná foi feito justamente neste setor pela empresa Klabin, que aportou R$ 12,9 bilhões entre 2019 e 2023 na construção da unidade Puma II, em Ortigueira, nos Campos Gerais. A Klabin também inaugurou ano passado um terminal exclusivo no Porto de Paranaguá para exportar papel e celulose – a capacidade da unidade é de movimentar 1 milhão de toneladas por ano.

Entre as possibilidades a serem avaliadas está a mudança da operação de compras das duas empresas da Ásia para o Paraná. Há também interesse da Indevco (e Altatrade, subsidiária do grupo) e da Rockland Group em áreas específicas além de celulose e papel, como proteínas animais, commodities e demais produtos que o Paraná possa oferecer.

A Indevco é uma multinacional do Líbano que atua em 65 países em diversos setores, em especial no mercado de embalagens. A Altatrade produz máquinas de conversão, matérias-primas e embalagens, além de produtos de energia renovável. A corporação atua na América do Norte, América do Sul, Europa, Oriente Médio, África, sul da Ásia e no extremo Oriente.

Também sediada no Líbano, o Rockland Group tem 44 anos de atuação em diversos segmentos: do setor eletromecânico ao comercial, passando pelos mercados imobiliário, energia, petróleo e gás, telecomunicações, entre outros. O grupo opera em 17 países com mil colaboradores e vem expandindo sua atuação nas áreas em que atua.

“Toda nossa expertise em papel e celulose nos dá oportunidade de expandir nossos negócios por meio da Invest Paraná. Somos um grande importadora de papel e celulose. Temos know how e podemos contribuir muito, com potencial de atingir um mercado muito promissor”, afirmou o vice-presidente da Atlatrade, Pierre Akl

“Aproveitamos essa reunião para reforçar a relação que já temos com indústria paranaense por meio da Invest Paraná. Por meio dessa cerimônia, estamos colocando todos nossos esforços e recursos de mais de 100 escritórios espalhados pelo mundo à disposição para que seja possível fazer muitos negócios”, enfatizou o CEO do Rockland Group, Tarek Itani. “Estamos prontos para aumentar nossas importações e nossos investimentos no Paraná, estamos prontos para ser um caso de sucesso no Estado”.

Crédito da foto: Jonathan Campos

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *