Grupo paranaense estima aumento de 12% em exportações e faturamento de R$ 4 bilhões em 2024

Grupo paranaense estima aumento de 12% em exportações e faturamento de R$ 4 bilhões em 2024

Em 2023, a GTFoods abateu cerca de 570 mil aves por dia e produziu 325 mil toneladas de carne de frango no ano

A última pesquisa da Estatística da Produção Pecuária, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que o ano de 2023 registrou o maior número de abate de frangos no Brasil, totalizando 6,28 bilhões de aves. O estudo também confirma que o país continua sendo o maior fornecedor de carne de frango no mundo, com participação de 37% das vendas mundiais. Para este ano, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) aponta que a produção de proteína avícola deve continuar crescendo.

Considerada uma das maiores empresas em market share do mercado de frango do Brasil e a 6ª maior produtora desse tipo de proteína animal, a GTFoods, é uma das companhias com boas expectativas para o ano de 2024. Em 2023, o grupo, que é paranaense, abateu cerca de 580 mil aves por dia, com uma produção de aproximadamente 325 mil toneladas de carne de frango no ano, o que contribuiu para o crescimento em torno de 15% no faturamento comparado a 2022, chegando a R$ 3,5 bilhões. Neste ano, a estimativa da empresa é manter o índice de aumento, com um faturamento previsto para R$ 4 bilhões.

“Nos três primeiros meses de 2024, a GTFoods já alcançou a meta trimestral estimada para o período. Comumente, o segundo semestre do ano tende a ser ainda melhor, de acordo com as tendências de vendas observadas ano a ano. Nosso objetivo para alcançar esse resultado é continuar investindo em mão de obra, processos automatizados e em máquinas eficientes para otimizar a cadeia produtiva”, destaca o CEO do grupo, Rafael Tortola.

A GTFoods também estima uma alta na exportação em 2024, com crescimento de 12% comparado a 2023. No ano passado, a empresa teve um aumento de 10,4% no volume de vendas para o mercado externo, em relação a 2022, além de abrir cerca de dez novos mercados, incluindo as ilhas do Caribe. O número é maior que a média nacional, que ficou em 9%.

A produção e comercialização de frango representa cerca de 90% do faturamento do grupo. Com sede em Maringá (PR), a empresa possui aproximadamente 10 mil colaboradores e engloba as marcas Canção e Bellaves, além da Brasil Embalagens e da Lorenz, maior esmagadora de raiz de mandioca do Brasil, considerados os novos negócios da companhia. A GTFoods possui ainda habilitações para exportar para mais de 100 países.

Tortola também explica que, neste ano, o grupo está investindo na comercialização de novos produtos porcionados, que são mais práticos para consumo, e no marketing esportivo. “O comportamento dos consumidores atualmente revela que as pessoas estão preferindo consumir alimentos mais práticos e rápidos para preparo. Por isso, lançamos uma linha de empanados de frango e batatas-palito como novidades deste primeiro trimestre no nosso mix de produtos. Além disso, também apostamos neste ano no patrocínio de clubes de futebol, para expandir nossa presença de marca. Nossa parceria foi firmada com o Santos FC e renovada com o Maringá FC. O objetivo é apoiar a equipe que representa nossa cidade e sermos reconhecidos nacionalmente”, finaliza o CEO.

 

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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