Maior recicladora de garrafas pet do Paraná inaugura fábrica de big bags na Índia

Maior recicladora de garrafas pet do Paraná inaugura fábrica de big bags na Índia

Companhia faz reciclagem de ponta a ponta para produzir grandes embalagens flexíveis

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta terça-feira (16), em Ahmedabad, na Índia, da inauguração da fábrica de big bags da empresa brasileira Packem. A expansão da companhia, que conta com uma planta recém-inaugurada em Curitiba, reforça o intercâmbio tecnológico entre o Paraná e o país asiático.

A nova fábrica indiana da empresa é fruto de uma parceria da Packem com a companhia local Umasree Textplast. Com isso, a planta vai introduzir no mercado da Índia a tecnologia de reciclagem de big bags 100% recicladas de ponta a ponta. As big bags são grandes embalagens flexíveis usadas para transporte ou armazenamento de produtos em pó, a granel ou líquidos, como fertilizantes, alimentos, minérios ou sementes.

“É um grande orgulho vir para a Índia trazer esta tecnologia que é uma referência mundial no cuidado com o meio ambiente e que já vem sendo aplicada no Paraná. Este tipo de investimento é importante para a troca de tecnologia entre os dois países e também para compartilhar experiências sustentáveis que possam ajudar o planeta como um todo. Há anos o Paraná vem sendo reconhecido como o estado líder em inovação e sustentabilidade no Brasil e é uma honra compartilhar este modelo”, afirmou Ratinho Junior.

A planta deve gerar 700 empregos diretos na unidade de Ahmedabad e outros 5 mil indiretos. A fábrica vai usar como matéria prima materiais recicláveis de garrafas pet e de big bags usadas para produzir novas big bags.

Economia circular

O conceito é o mesmo da unidade recém-inaugurada da Packem, em Curitiba, que tem capacidade para ser a maior recicladora de garrafas pet do Paraná, com potencial para reciclar 1,2 bilhão de garrafas por ano. O investimento da empresa na planta paranaense em todas as suas fases de implantação é de R$ 75 milhões.

“Sabemos o grande problema que o lixo plástico representa ao planeta, por isso nos debruçamos em pesquisa para criar um material totalmente sustentável. Por isso trabalhamos com todos os elos dessa cadeia, desde a captação do material até a produção final. Hoje fazemos uma big bag reciclando 120 garrafas de plástico. Esperamos que essa iniciativa incentive outros projetos de economia circular e sustentabilidade, eliminando o plástico virgem das operações”, afirmou o CEO da Packem no Brasil, Lázaro Eduardo dos Santos Neto.

Além da propagação do modelo paranaense de sustentabilidade pelo mundo, a inauguração da empresa na Índia também tem potencial de reforçar projetos inovadores no Estado. “Quando uma empresa que tem sede no Paraná se instala fora do Brasil, ela gera dividendo para a matriz, que tendem a ser investidos novamente em pesquisa e desenvolvimento. Isso gera novos produtos, fomenta a inovação no noss

Missão à Índia

A missão paranaense na Índia, iniciada no dia 11 de abril, também teve como resultado a confirmação do investimento do grupo Tata Consultancy Services (TCS), líder global em serviços de tecnologia, na expansão da sua operação em Londrina, no Norte do Paraná. A ampliação do Delivey Center da empresa no Paraná vai criar 1,6 mil novas vagas de emprego.

Durante a viagem, o governador Ratinho Junior também apresentou os potenciais econômicos do Paraná à Confederação da Indústria Indiana (CII), que representa 300 mil entidades empresariais, e assinou um memorando de entendimento com o Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada (C-DAC) para trazer tecnologia de computadores de alto desempenho para acelerar pesquisas científicas nas universidades estaduais.

Crédito da foto: Jonathan Campos/Secom

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *