Mastercard transforma a luta contra fraudes com a mais recente tecnologia de IA

Mastercard transforma a luta contra fraudes com a mais recente  tecnologia de IA

Verizon, NatWest e Global Anti-Scam Alliance colaboram com a Mastercard para combater os fraudadores

Agora, mais do que nunca, os golpistas estão se aproveitando das tecnologias mais recentes, como a IA, para enganar as pessoas. De acordo com o FBI, nos Estados Unidos, as pessoas perderam US12,5 bilhões com golpes na Internet somente em 2023. No Reino Unido, os fraudadores foram responsáveis por quase 1,4 milhão de roubos durante o primeiro semestre de 2023 – o equivalente a um a cada 12 segundos.

Para combater a crescente ameaça de golpes, a Mastercard anunciou hoje o Scam Protect, um conjunto de soluções especializadas, alimentadas por tecnologias de IA de ponta, que ajudam a identificar e prevenir golpes. A Mastercard também está firmando parcerias com organizações de todo o ecossistema com esse mesmo objetivo.

“Os golpistas estão explorando novas tecnologias, tornando cada vez mais difícil para os consumidores reconhecerem seus golpes de fraude e falsificação de identidade”, diz Chris Reid, vice-presidente executivo de soluções de identidade da Mastercard. “Com base em nossas inovações em IA e parcerias importantes, estamos apoiando as instituições financeiras com insights para melhor detectar e prevenir golpes, ao mesmo tempo em que ajudamos os consumidores a aprender como identificá-los. Essa abordagem holística significa que mais pessoas estarão protegidas, promovendo a confiança em nosso mundo digital.”

Soluções de identidade com tecnologia AI

Ao combinar seus recursos de identidade, biometria, IA e open banking, a Mastercard pode ajudar a proteger os consumidores em todo o espectro de golpes, desde pagamentos com cartão e de conta a conta até aberturas de contas fraudulentas.

  • O Mastercard Identity ajuda a verificar se alguém é quem diz ser durante todo o ciclo de vida de uma conta. Isso é fundamental porque os golpistas abrem ou assumem o controle de contas para solicitarem crédito de forma fraudulenta, criarem as chamadas contas bancárias “mulas” para receberem fundos roubados ou se passarem por alguém usando uma identidade falsa.
  • A partir do momento em que um pagamento de conta a conta ou baseado em cartão é iniciado, a biometria comportamental da Mastercard pode acessar interações físicas entre dispositivos para identificar qualquer comportamento incomum, como hesitação ao digitar ou interagir com o site ou aplicativo.
  • Específica para pagamentos conta a conta em tempo real, a solução Consumer Fraud Risk da Mastercard fornece aos bancos a inteligência necessária para ajudar a detectar e evitar pagamentos a golpistas. Agora disponível no Reino Unido com 10 grandes bancos, o Consumer Fraud Risk aproveita a IA e a visão exclusiva da Mastercard das transações entre contas para ajudar os bancos a intervirem em tempo real e interromperem um pagamento a um golpista antes que os fundos sejam enviados.
  • Quando um consumidor inicia um pagamento baseado em conta a partir de sua conta bancária, a Mastercard permite que a validação da conta confirme a propriedade da conta e valide os detalhes da identidade em tempo real por meio do Mastercard Open Banking, que se

A Mastercard também está colaborando com organizações em todo o ecossistema para combater os golpes, reduzir seu impacto e educar os consumidores.

 

Telecomunicações

 

A Mastercard iniciou uma parceria com a Verizon para enfrentar a crescente ameaça de golpes. Atualmente, os robustos recursos de rede da Verizon fornecem análises e percepções avançadas de dados e produzem relatórios de pesquisa confiáveis, como o Verizon Data Breach Investigations Report (DBIR), usado pelas empresas para entender e ajudar a mitigar as ameaças emergentes à segurança cibernética. Por meio de seu produto Call Filter, a Verizon também protegeu mais de 80 milhões de consumidores de mais de 20 bilhões de chamadas indesejadas de SPAM e golpes.

 

Com as ferramentas de API anunciadas pela Verizon, os desenvolvedores podem reforçar os métodos de prevenção de fraudes autenticando um número de celular, a autorização do SIM (Subscriber Identity Module, módulo de identificação do assinante) e outras características determinadas pela rede em um aplicativo móvel para verificar a identidade do usuário e a propriedade do dispositivo. Esses recursos podem adicionar serviços valiosos de autenticação de clientes, integração e prevenção de fraudes a aplicativos financeiros essenciais.

 

A Mastercard e a Verizon estão dando continuidade à sua parceria de longa data. Elas colaborarão juntas para novas soluções a fim de proteger os consumidores de golpes em vetores de ataque multicanal. Combinando os insights de identidade da Mastercard com as robustas tecnologias de rede da Verizon, novas ferramentas avançadas podem ser projetadas para bloquear com mais precisão os golpistas.

“O cenário de segurança está em constante evolução, assim como as técnicas dos golpistas, mas uma constante tem sido a engenharia social – o uso de textos e chamadas telefônicas para coagir as pessoas”, disse Kyle Malady, CEO da Verizon Business. “”A Verizon e a Mastercard compartilham o compromisso de ajudar a proteger os consumidores contra ameaças à segurança. Combinando nossos conhecimentos, estamos criando soluções para identificar e impedir os golpistas antes que eles iniciem o contato.”

Instituições financeiras

Os bancos do Reino Unido, incluindo o NatWest, são os primeiros em todo o mundo a utilizar a solução de risco de fraude contra o consumidor da Mastercard, baseada em IA, para identificar e evitar, em tempo real, o envio de dinheiro para golpistas, proporcionando tranquilidade aos seus clientes.

“Os golpes de falsificação de identidade, que coagem as pessoas a enviarem de boa-fé dinheiro ou a pagarem por produtos que elas acham que são genuínos, não exigem nenhuma violação de segurança ou invasão. Eles só precisam enganar a vítima”, comenta Nick Elliot, Chefe de Fraude de Pagamento do NatWest. “À medida que a sofisticação dos golpes progrediu, o mesmo aconteceu com nosso monitoramento e prevenção de fraudes em tempo real. Juntamente com a Mastercard, estamos usando o poder da IA para identificar pagamentos a fraudadores e impedi-los antes que o dinheiro seja perdido. Em combinação com nosso programa de educação do consumidor e orientação sobre precauções, estamos aprimorando as proteções para todos os nossos clientes.”

Após o lançamento em 2023, as primeiras indicações do impacto do Consumer Fraud Risk são muito promissoras. O TSB estima que o montante de pagamentos fraudulentos evitados no Reino Unido em um ano equivaleria a quase 100 milhoes de libras, caso outros bancos espelhassem seu desempenho.

A Mastercard também está fazendo uma parceria com a Entersekt, uma empresa global de autenticação financeira que está usando o Mastercard Identity para ajudar as instituições financeiras a combaterem fraudes. Usando a biometria comportamental da Mastercard, a Entersekt permite que os bancos “intensifiquem” as transações de alto risco, verificando a biometria do remetente para autenticar a transação. Essa etapa adicional pode proteger os remetentes antes que os fundos saiam de suas contas.

Defesa do consumidor

Os consumidores têm menos probabilidade de cair em um golpe se tiverem as ferramentas para identificá-lo e combatê-lo. A Mastercard é membro apoiador da Global Anti-Scam Alliance, que protege os consumidores do mundo todo contra golpes, por meio de campanhas de conscientização.

Juntamente com a Global Anti-Scam Alliance, a Mastercard compartilhará conhecimentos e definirá ações conjuntas para defender maneiras seguras de fazer transações, interagir e proteger os consumidores. Como parte da Aliança, a Mastercard recentemente ajudou a estabelecer o capítulo da Global Anti-Scam Alliance em Cingapura, reunindo organizações da região para colaborar em novas soluções para proteger os consumidores.

“Temos o prazer de dar as boas-vindas à Mastercard na Global Anti-Scam Alliance”, diz Jorij Abraham, diretor administrativo da Global Anti-Scam Alliance. “A experiência da Mastercard no setor e sua tecnologia inovadora apoiarão o compromisso de nossa rede global de impedir golpes e proteger os consumidores. Estamos ansiosos por nossa colaboração contínua para educar e capacitar os consumidores em todo o mundo”.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *