O Boticário e Eudora, apostam em ciência e criam produtos de perfumaria funcional

O Boticário e Eudora, apostam em ciência e criam produtos de perfumaria funcional

Resultado do avanço tecnológico e de estudos aprofundados com os consumidores, a chamada “ciência das emoções” tem como objetivo despertar sensações e estimular memórias por meio dos cheiros, indo muito além do ato de perfumar. Com essa tecnologia de ponta, marcas como O Boticário e Eudora, têm desenvolvido produtos inéditos, potencializando a experiência dos clientes.

Tendência mundial na perfumaria, as fragrâncias estão se tornando cada vez mais funcionais, unindo bem-estar, emoção e higiene, segundo artigo publicado em 2022 pela WGSN. A pesquisa ainda revela que o destaque da figura do perfumista, a fim de explicar qual foi a inspiração por trás de um produto, é essencial para estabelecer uma relação mais humana com os clientes.

É o que reforça Cesar Veiga, perfumista do Grupo Boticário e um dos integrantes do Núcleo de Inteligência Olfativa, área responsável pelo desenvolvimento olfativo de todas as categorias. “Fragrâncias funcionais são aquelas desenvolvidas para proporcionar benefícios além da perfumação, como relaxamento, felicidade, empoderamento, entre outros. Nosso sistema olfativo desempenha um papel importante em nossas emoções, memórias e processos de aprendizagem, permitindo que os aromas despertem sensações únicas”, explica.

Neste contexto, aproveitando de sua expertise e excelência na pesquisa e inovação de perfumaria, o Grupo Boticário possui áreas multidisciplinares especializadas na relação entre olfato, comportamento humano e bem-estar “O time de Desenvolvimento de Produtos, que traz sempre o consumidor no centro das decisões, conta com especialistas atentos em traduzir e até mesmo antecipar os desejos dele por meio de ativos e ingredientes que trazem benefícios adicionais, como felicidade e atração”, conta Rafael Muller, Diretor da categoria de Perfumaria do Grupo Boticário.

Todos os benefícios são percebidos e comprovados por meio de tecnologias de ponta com a Equipe de Ciência do Consumidor e Neurolab GB – laboratório de neurociência criado para atuar na decodificação das respostas neurais associadas à experiência sensorial de beleza. A iniciativa, que fica alocada no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, conta com equipamentos de alta tecnologia, que são destinados à pesquisa e comprovações dos efeitos. “Isso não apenas impulsiona a inovação na criação de formulações mais assertivas, mas também permite uma abordagem mais holística, considerando a diversidade genética, as necessidades de cada pessoa e as tendências culturais, impulsionando assim a valorização da individualidade na perfumaria”, explica Juliana Canellas, diretora executiva de qualidade e performance de produto do Grupo Boticário.

As criações de Boticário e Eudora

Considerando todos esses diferenciais de pesquisa, O Boticário desenvolveu uma série de produtos que extrapolam os sentidos, sendo a primeira marca do grupo a lançar uma fragrância funcional, no ano de 2017, com Malbec Gold que conta com uma exclusiva tecnologia GoldSense, trazendo uma fragrância intensa e marcante para aumentar o seu poder de atração.

Alguns outros exemplos são Malbec X, fragrância com o exclusivo “fator X”, ingrediente que comprovadamente torna a fragrância envolvente e sedutora, aumentando o poder de atração de quem a usa. Ainda seguindo essa linha, a label criou Her Code, lançado em 2023, com olfativo composto pela percepção das consumidoras sobre cheiros que remetem ao prazer, resultando na combinação de flores brancas, frutas vermelhas e madeiras suaves que, juntas, fazem um convite às mulheres para explorarem o próprio prazer, sendo a primeira linha de fragrâncias da América Latina a explorar o prazer feminino enquanto território.

Eudora, por sua vez, criou o Kiss Me More, com aroma adocicado, cremoso e viciante. O segredo que torna a fragrância ainda mais tentadora é a tecnologia “Acorde Sweet Seduction”, que desperta o poder de sedução com o licor de cerejas cremosas e notas que se misturam ao fundo envolvente, marcado por nuances amendoadas. Ainda na perfumaria de Eudora, destaque para o Bad Intention, uma fragrância que traz a combinação extraordinária do frescor frutal com a envolvência do âmbar e contém o exclusivo “Acorde Give Me More”, uma combinação de ingredientes que desperta maior sedução. Enquanto Lyra Joy contém a tecnologia do “Acorde Joyful”, que combina o dulçor do sorbet de pêra com as notas de flores brancas e amadeiradas, comprovando o aumento da sensação de felicidade.

Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento no Grupo Boticário, Gustavo Dieamant pondera que, para a criação de todos os produtos, especialmente aqueles que são fragrâncias funcionais, há um intenso investimento em pesquisa e social listening. “A partir da coleta dos dados, buscamos cruzar essas informações com nossos conhecimentos em neurociência para intensificar as experiências de nossos clientes. Isso porque, além de criar fragrâncias que perfumam, queremos atender a um anseio social, despertando sensações e reforçando bons momentos”.

Desejo de consumo

Por meio desse trabalho de escuta ativa do público, as marcas alcançam resultados que refletem o perfil e desejo de consumo do público, associando os lançamentos às necessidades. Um dos exemplos é a fragrância EGEO E.Joy, que chegou às prateleiras do mercado em fevereiro deste ano e se tornou um grande sucesso de vendas, inspirado na vibração e nas experiências vividas nos festivais. Essa fragrância compartilhável traz propriedades exclusivas e proporciona a sensação de entusiasmo e energia, sendo o resultado de um processo de pesquisa que envolveu os consumidores para captar e materializar a experiência de vibração e euforia das pessoas em festivais.

Para Dieamant, investir em neurociência e técnicas inéditas para criar fragrâncias que proporcionam benefícios para os negócios é um pilar essencial na perfumaria das marcas do Grupo Boticário, que tem o fator inovação no DNA. “Encontramos na perfumaria funcional um caminho de diferenciação da nossa perfumaria em relação ao mercado. Estamos com essa proposta de produto desde 2017 e nos destacamos como marca na vanguarda de desenvolvimento tecnológico para a inovação em perfumaria e como ela impacta no dia a dia de quem adota as fragrâncias”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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