Siemens transforma a saúde psicológica e nutricional dos seus colaboradores

Siemens transforma a saúde psicológica e nutricional dos seus colaboradores
Ação presencial da orienteme na Siemens.

Orienteme, plataforma tecnológica de gestão corporativa, ajudou a organização em um de seus maiores desafios

A saúde psicológica refere-se ao equilíbrio emocional e mental de um indivíduo, o que abrange a capacidade de lidar com o estresse, manter relacionamentos saudáveis e desenvolver resiliência e empatia. Já a saúde nutricional diz respeito à ingestão adequada de nutrientes essenciais para o funcionamento ideal do corpo, o que impacta não apenas o físico, mas também o funcionamento cognitivo e emocional.

Foram esses dois pontos que motivaram a Siemens, líder em automação industrial e software, a buscar a orienteme, plataforma de gestão de saúde corporativa, para ajudá-los em um desafio mental e nutricional com seus colaboradores.

O objetivo de Evelin Varella, responsável por Saúde, Segurança e Meio Ambiente na multinacional, era atuar na frente de saúde e segurança no trabalho apenas, atendendo ao que pede a legislação vigente. Até que a pandemia transformou essa percepção.

“Nós já tínhamos a expectativa de procurar ações voltadas para a saúde mental. Então, conseguimos perceber o seguinte: temos um plano robusto voltado a essa área, só o que faltava era um foco maior no mental”, diz Evelin. “As pessoas conseguem trabalhar por horas sentadas, como os pés suspensos ou com um apoio improvisado, mas se a mente dela não estiver bem, ela não vai conseguir trabalhar de forma nenhuma”, completa.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: 9,3% da população. Ainda, uma em cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida.

Projeto

É aí que a orienteme entra em jogo. Primeiramente, o processo contou com atendimento de saúde para cada funcionário interessado, mapeamento de seus níveis emocionais e conteúdos complementares, como vídeos, meditações, lives e rodas de conversa online.

No caso da Siemens Industries, foi identificado que os principais temas procurados para atendimento em psicologia foram: 22% – ansiedade; 17% – estresse; 16% – autoestima; 14% – autoconhecimento. Os 31% restantes se dividem entre outros temas.

Já para nutrição, os colaboradores tinham interesse em tratar: 68% – compulsões; 11% – obesidade; 11% – nutrição esportiva; 5% – depressão e ansiedade na alimentação; 5% – bariátricos.

Esses dados ajudam as equipes e líderes a tomarem decisões mais assertivas sobre quais ações ativas e preventivas tomarem em relação à saúde do time.

“A Siemens conseguiu impactar positivamente os colaboradores em diversas frentes: a empresa adquiriu um novo olhar sobre o cuidado ativo com a saúde do time, além de colaborar com a promoção de hábitos saudáveis”, comenta Bruno Haidar, CEO da orienteme.

A multinacional conseguiu adquirir indicadores eficientes, utilizando toda a tecnologia da orienteme. Isso inclui relatórios e painéis com informações atualizadas em tempo real. Ainda, além da melhora nos níveis gerais de bem estar dos colaboradores, o projeto gerou menores gastos com o custo da saúde ocupacional.

“A parceria entre a Siemens e a orienteme é um exemplo inspirador de como iniciativas focadas no cuidado ativo com a saúde podem não apenas transformar o ambiente de trabalho, mas também impactar positivamente a vida dos indivíduos. Ao reconhecer a importância do tema, promovemos uma cultura de cuidado genuíno e sustentável”, finaliza Haidar.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *