Análise preditiva entrega previsibilidade, proatividade e assertividade ao ambiente de negócio

Análise preditiva entrega previsibilidade, proatividade e assertividade ao ambiente de negócio
Alexandre Borges.

Que tal potencializar a eficiência operacional da sua empresa por meio de uma técnica que utiliza a análise de dados e algoritmos para fazer previsões sobre eventos futuros? Pois essa é a entrega da análise preditiva – estratégia que permite às empresas antecipar cenários e tendências, proporcionando uma importante vantagem competitiva.

Por meio da análise preditiva, ao invés de apenas reagir aos acontecimentos, as organizações agora podem se preparar de forma proativa, tomando decisões embasadas em dados sólidos.

Um exemplo prático do poder da análise preditiva está no setor logístico. Imagine uma empresa de distribuição que utiliza essa técnica para prever padrões de demanda. Com base em dados históricos de vendas, sazonalidade e até mesmo condições climáticas, ela pode otimizar suas rotas de entrega, ajustar recursos de forma mais eficiente e até mesmo evitar atrasos.

Isso não apenas melhora a satisfação do cliente, mas também aumenta a lucratividade, reduzindo custos operacionais desnecessários.

Análise de dados

Alexandre Borges, sócio da Áxe Tecnologia, ressalta que um dos grandes diferenciais da análise preditiva é sua capacidade de oferecer previsibilidade. Ao entender melhor o comportamento dos clientes, tendências de mercado e fatores externos que impactam o negócio, as empresas podem se preparar para o futuro de forma mais assertiva.

“Essa previsibilidade é fundamental para mitigar riscos e identificar oportunidades de crescimento”, reitera. Borges complementa que a análise preditiva só é possível graças à análise de dados e que a qualidade e a quantidade dos dados disponíveis são essenciais para a conquista de resultados.

É aqui que ferramentas como o Tableau e o Power BI entram em jogo. Elas oferecem uma plataforma de análise de dados 100% intuitiva, que permite às empresas visualizar e interpretar informações de maneira eficiente. Com recursos avançados de visualização e modelagem, o facilitam a identificação de padrões e tendências, fornecendo insights valiosos para tomada de decisão.

Crédito da foto: Andre Kopsh

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *