Assinatura de veículos: conheça a modalidade em crescimento no Brasil

Assinatura de veículos: conheça a modalidade em crescimento no Brasil

Modelo de locação traz vantagens para os motoristas

 Segundo a Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA), o setor de locação de veículos está em plena expansão, com alta de 22% no faturamento bruto das locadoras no ano passado. Este crescimento se deve ao fato de que a assinatura de veículos tem se tornado mais conhecida pelo público consumidor, que reconhece que o modelo traz vantagens para os motoristas que querem continuar utilizando um carro novo, com bons preços, comodidade e segurança. As parcelas mensais incluem os valores de impostos, seguro e revisões previstas no manual. Além disso, em geral as empresas que oferecem o serviço de assinatura de veículos também oferecem assistência 24h e outros itens opcionais que podem entrar na negociação do contrato assinado pelo motorista.

Com o avanço desse mercado no Brasil, André Ricardo Vieira, especialista no setor automotivo, esclarece as principais dúvidas de quem pensa em aderir à modalidade. Confira:

  • Como funciona a assinatura de veículos? Quais são as vantagens?

A proposta do serviço é que o usuário não precise mais se preocupar com documentação, IPVA, licenciamento, seguro, manutenção e desvalorização do veículo, investindo apenas uma taxa mensal. O modelo de assinatura prevê que seja determinado em contrato o período da assinatura, que em geral é de 12, 18 ou 24 meses, além de estipular a quilometragem, com opções de 1000km, 1500km ou 2000km por mês.

Para se ter uma ideia, fizemos um comparativo entre a assinatura e a compra financiada de um veículo Hyundai HB20S, (valor base de R$113.390). Em dois anos, o consumidor pode ter uma economia de aproximadamente R$15 mil com o custo total do carro. Com esse valor e até mesmo com o que daria de entrada, o cliente pode investir em outras áreas, como educação, saúde e lazer.

  • Quais são os requisitos necessários?

Pode variar de locadora para locadora. Na S4F, nossa frente de assinatura de veículos, é necessário ter, no mínimo, 21 anos, possuir CNH definitiva e válida, apresentar comprovante de residência atualizado e um cartão de crédito válido com limite disponível para o cadastro.

  • Quais são os modelos disponíveis?

No momento da assinatura do contrato, o cliente pode escolher o modelo de acordo com a necessidade dele. Por exemplo, se tem uma família grande, pode optar por um SUV. Se prefere economia, pode escolher um hatch, e se gosta de conforto, pode optar por modelos de luxo.

  • Quanto custa a assinatura?

Os valores variam muito por conta de modelo, cidade, quilometragem e outros fatores. Mas podemos dizer que, em linhas gerais, os valores são a partir de R$2.295 – considerando plano de 24 meses e 1000km por mês (preço pode variar de acordo com o modelo e configuração da assinatura).

  • O serviço de assinatura é somente para pessoas físicas?

Não, pessoas jurídicas também podem se beneficiar, sendo uma opção mais econômica para empresas que desejam renovar a frota com toda a assistência necessária. É um serviço ideal para quem deseja ter um carro zero sem precisar se preocupar com gastos extras e ainda economizar. É importante ressaltar que muitas vezes este serviço não é a melhor opção para utilização por motoristas de aplicativo.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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