Banco Central publica próximos passos da regulação de criptoativos

Banco Central publica próximos passos da regulação de criptoativos

Processo de regulamentação será segmentado em fases

O mercado vem acompanhando de perto as orientações e planejamentos do Banco Central do Brasil (BCB) para as iniciativas de criptoativos. Após um ano agitado de greves e estimados atrasos no projeto DREX por conta das soluções de privacidade, nesta segunda-feira (20), o BCB emitiu uma nota em sua página oficial informando como o processo de regulação, cuja competência foi atribuída ao BCB por meio do Decreto 11.563/23, seguirá nos próximos meses.

Gabrielle Ribon, advogada e entusiasta de inovação, e que atua no mercado financeiro com foco em novos produtos e tecnologias, explica que, de acordo com a publicaçãoo processo de regulamentação será segmentado em fases e deve contar com a ajuda de outros órgãos reguladores, órgãos do governo e da própria sociedade, fazendo menção tanto à Comissão de Valores Mobiliares (CVM), como a possíveis consultas públicas, a exemplo da primeira consulta pública, realizada em janeiro em janeiro deste ano, sobre a qual afirma estar em processo de sistematização dos comentários e manifestações recebidos naquele momento.

A próxima consulta pública, conforme anunciado, está prevista ainda para esse ano, no segundo semestre, e deve abordar as normas gerais de atuação dos prestadores, as chamadas VASPs (Virtual Asset Service Providers), e as autorizações necessárias.

Seguindo no planejamento do BCB, Gabrielle Ribon, que também é especialista em Creative Technologies pela Miami Ad School e titulada LL.M em Direito Tributário pelo Insper, afirma que a segunda fase prevê um planejamento interno em relação à regulamentação de stablecoins, especialmente nas esferas de pagamento e mercado de câmbio, sobre as quais o BCB tem competência para regulação e supervisão.

“O anúncio estima a fase de desenvolvimento e aperfeiçoamento do arcabouço complementar para recepcionar as entidades, ou seja, um desdobramento maior dos efeitos de atuação das VASPs, aplicações contábeis das normas, estipulação de tarifas e como as normas atuais vão se adaptar às novas entidades e produtos que a regulamentação vai incorporar ao mercado oficial”, complementa Gabrielle.

De acordo com Gabrielle Ribon, “o fechamento do cronograma pretende costurar as contribuições feitas em janeiro, por meio da consulta pública, e todas as demais propostas surgidas no decorrer da execução do planejamento. O BCB reafirma a importância dessas medidas para preservar a estabilidade do Sistema Financeiro Nacional e prevenir a lavagem de dinheiro”.

“O desenvolvimento regulatório do mercado de criptomoedas, com intuito de proteger o sistema financeiro e os investidores, é uma das prioridades do Banco Central do Brasil para 2024, anunciadas no primeiro trimestre na agenda oficial do órgão. Como podemos ver, o compromisso com a celeridade de uma regulação importante e latente realmente foi reafirmado antes do final do segundo trimestre de 2024”, completa a profissional especialista no mercado.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *