Especialista cita estratégias que podem ajudar startups a conquistarem novos clientes e diminuírem taxas de cancelamento
Alguns cuidados na jornada do usuário podem torná-los mais engajado o que é positivo para a adoção de novas funcionalidades
O modelo freemium é uma estratégia em que um produto ou serviço é oferecido gratuitamente de forma parcial, ou seja, com algumas funcionalidades restritas. O objetivo é trazer novos usuários, fazer com que usem e realmente vejam valor no produto para que, então, se tornem clientes pagantes.
Para Marilucia Silva Pertile (foto), co-fundadora da Start Growth, empresa com atuação focada em ajudar startups a potencializar seu crescimento e performance, o freemium pode ser uma estratégia eficaz. “O objetivo é que os usuários se interessem e se disponham a pagar para acessar mais recursos. Esse modelo é desenhado para gerar valor e fazer com que os clientes pagantes se tornem mais engajados”, afirma.
A especialista acredita que, manter essa dinâmica, é possível diminuir as chances de churn, que são as taxas de cancelamento, uma vez que eles já sabem pelo que estão pagando e entendem os benefícios. “O Canva, uma solução de design popular, é um bom exemplo. A versão gratuita dispõe de diversas funcionalidades e é muito útil, fazendo com que os usuários consigam desfrutar do produto e se interessem em pagar para ter acesso às demais ferramentas”, esclarece.
Ao adotar o freemium, a startup precisa estar disposta a ter uma parcela de usuários não pagantes e arcar com esse custo. “Isso precisa ser colocado na ponta do lápis antes da empresa adotar o modelo”, aconselha.
A especialista reforça que os clientes que já conhecem o produto têm mais chances de permanecerem por mais tempo na plataforma. “Além disso, eles enxergam o valor da solução e por isso costumam ser mais engajados, o que é muito positivo quando falamos de adoção de novas funcionalidades, menores taxas de churn e até mesmo na abertura de feedbacks sobre o produto”, finaliza.