Estudo vai mapear desafios na contratação de jovens talentos

Estudo vai mapear desafios na contratação de jovens talentos

ManpowerGroup Brasil e Junior Achievement procuram entender o que os departamentos de RH podem fazer para acolher novos profissionais

Com o objetivo de entender e apoiar as empresas nos desafios que enfrentam na hora de contratar jovens, o ManpowerGroup e a Junior Achievement estão desenvolvendo a 3ª edição da Pesquisa Bienal sobre Desafios na Contratação de Jovens Talentos, com a participação de empreendedores, empresários, profissionais de RH e demais pessoas que lidam com contratações.

Cada contribuição, que leva apenas cinco minutos, é fundamental para aprimorar as práticas de atração e engajamento, beneficiando tanto as empresas quanto os profissionais. A pesquisa pode ser acessada por meio deste link.

O mercado de trabalho está em constante transformação, impulsionado pela chegada em massa da Geração Z — composta por pessoas nascidas entre meados da década de 1990 e início dos anos 2010. Até 2030, essa geração representará 58% da força de trabalho mundial, abrindo um leque de oportunidades e desafios para as empresas que desejam se destacar e prosperar.

Para atrair e reter esses jovens talentos, é fundamental que as organizações compreendam suas expectativas e necessidades, que se distinguem das gerações anteriores. A Geração Z busca:

• Ambiente de trabalho atual e vibrante: espaço descontraído, acolhedor e propício à criatividade e inovação;

• Oportunidades de crescimento: investimento em programas de treinamento e mentoria que promovam o desenvolvimento profissional contínuo;

• Flexibilidade e autonomia: valorização da vida pessoal, com horários flexíveis e trabalho remoto, quando possível;

• Propósito e significado: conexão à missão da empresa e demonstração do impacto positivo do trabalho individual no mundo;

• Desafios e projetos reais: oportunidades para colocar as habilidades em prática e contribuir para o sucesso da empresa desde o início.

“Para alcançar essa geração, as empresas precisam ir além da análise superficial dos currículos. É fundamental abraçar a diversidade de ideias e experiências, construindo um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor para todas as pessoas”, afirma Leandro Fernandes, People & Culture Manager no ManpowerGroup Brasil.

Plataformas online e redes sociais são ferramentas para atrair esses talentos. Por meio de eventos e workshops, as empresas também podem criar oportunidades para interagir com os jovens, apresentar sua cultura de forma autêntica e despertar o interesse em fazer parte do time de colaboradores.

Investindo no futuro

Com programas de Trainee estruturados, é possível integrar esses profissionais à equipe gradualmente, preparando-os para os desafios do mercado e cultivando o senso de pertencimento.

Parcerias com universidades e escolas também são estratégias para identificar e recrutar jovens promissores, enquanto programas de mentoria e coaching oferecem o suporte necessário para o desenvolvimento profissional contínuo desses talentos.

“Apoiar jovens profissionais é investir no futuro das empresas. Ao compreender suas necessidades e expectativas e oferecer um ambiente de trabalho que os atenda, as organizações estão construindo as bases para o futuro do mercado de trabalho”, conclui Fernandes.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *