Fluxo de trabalho simplificado facilita a busca por profissionais qualificados

Fluxo de trabalho simplificado facilita a busca por profissionais qualificados

Gerenciamento de processos seletivos de forma centralizada é fundamental para que consultorias de RH mantenham a organização e a eficiência

Cada vez mais populares, as consultorias de RH passaram a desempenhar um papel estratégico na contratação de talentos para empresas de todos os tamanhos. No entanto, gerenciar múltiplos processos seletivos simultaneamente pode ser desafiador e demorado.

A boa notícia é que há ferramentas inovadoras que estão transformando a forma como essas consultorias operam, tornando os processos de recrutamento e seleção mais ágeis e eficazes. A abler, por exemplo, startup que tem o propósito de gerar empregabilidade, oferecendo soluções de alto custo-benefício para PMEs e Consultorias de RH, possui um acervo com mais de 6 milhões de candidatos, facilitando a busca por profissionais qualificados.

A plataforma também permite a divulgação de vagas em portais renomados como Catho, LinkedIn, Indeed e Glassdoor, aumentando significativamente a visibilidade das oportunidades de emprego.

De acordo com Alisson Souza, CEO e fundador da abler, a disponibilidade de um vasto banco de talentos facilita a busca por candidatos qualificados, permitindo que consultores de RH encontrem rapidamente pessoas que correspondam às necessidades de suas vagas. “Aliado a essas facilidades, a possibilidade de divulgar as vagas em diversos portais aumenta a visibilidade das oportunidades, atraindo um maior número de profissionais”, declara.

Gestão centralizada e eficiência operacional

O gerenciamento de processos seletivos de forma centralizada é essencial para manter a organização e a eficiência, conforme lembra Alisson. “Utilizar um sistema que oferece uma visualização intuitiva do fluxo de trabalho reduz significativamente o tempo gasto em tarefas administrativas, permitindo que consultores se concentrem em atividades estratégicas como a construção de relacionamentos e o desenvolvimento de novas estratégias. Essa abordagem ajuda a eliminar processos manuais, que são propensos a erros e demoram mais tempo para serem concluídos”, pontua.

A triagem de candidatos é uma etapa crítica no recrutamento sendo facilitada, também, na plataforma desenvolvida pela abler. “Ranqueamento inteligente e filtros avançados simplificam esse processo, permitindo que os consultores identifiquem os candidatos mais promissores. Além disso, a aplicação de testes comportamentais, baseados em metodologias consagradas como DISC e Big5, fornece dados importantes sobre a adequação dos candidatos às vagas, ajudando a tomar decisões mais informadas”, revela o CEO.

Integração e personalização

Segundo o especialista, existe também a possibilidade de criar páginas de carreira personalizadas, que refletem a cultura e os valores das empresas. “Esse movimento é capaz de atrair candidatos alinhados com os objetivos organizacionais, melhorando a qualidade das contratações”, relata.

Para consultores de RH que buscam maximizar seus resultados, a adoção dessas ferramentas torna-se um divisor de águas. “Além de tornar mais ágil e organizar o processo de recrutamento e seleção, essas soluções oferecem funcionalidades que permitem uma melhor avaliação dos candidatos, facilitando a gestão dos clientes”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *