Grupo Boticário apresenta relatório de ESG e os compromissos até 2030

Grupo Boticário apresenta relatório de ESG e os compromissos até 2030
Miguel Krigsner.

Atualização dos compromissos reforça a jornada coletiva e sustentável da companhia

O Grupo Boticário apresentou nesta quinta-feira (16), em São Paulo, a 12ª edição do Relatório ESG e, simultaneamente, comunicou de forma inédita a evolução dos seus Compromissos Para o Futuro, com os objetivos ainda mais transparentes e com o aprimoramento dos indicadores para acompanhamento.

Sob o mote “juntos construímos uma beleza de futuro”, a atualização dos compromissos reforça a jornada coletiva e sustentável da companhia que nasceu no Paraná há mais de 4 décadas. O anúncio, que já estava agendado, coincide com um período difícil para o país, em especial para o Rio Grande do Sul – que sofre com as fortes chuvas que atingiram a região. No entanto, isso reforça ainda mais a importância de uma estratégia de ESG alinhada e incorporada ao ecossistema de negócios.

A novidade vem ao encontro do compromisso da empresa de atualizar as metas a cada três anos, garantindo que a estratégia ESG esteja alinhada aos desafios globais do tema e ao dinamismo e crescimento do Grupo. Em um ano de resultado histórico de mais de R$ 30 bilhões em vendas e crescimento de 30%, a empresa de capital fechado destaca-se também pelo pioneirismo em transparência, governança e inovação, que alavanca a implementação de soluções cada vez mais assertivas e de impacto positivo nas frentes ambiental, social e de governança.

Integração

Na apresentação do relatório ESG, a vice-presidente de Assuntos Corporativos do Grupo Boticário, Fabiana de Freitas explicou que o sucesso do Grupo Boticário é pautado pela integração da sustentabilidade ao negócio. Para o grupo,  segundo a executiva, não há crescimento se não for coletivo e responsável. Todos os resultados e ambições, de acordo com Fabiana, só têm valor quando compartilhados com toda a sociedade, colaboradores, parceiros, fornecedores, distribuidores, representantes, franqueados e consumidores.

É importante lembrar que os compromissos assumidos pelo Grupo Boticário, desde 2021, estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU), seguindo o mesmo horizonte temporal da Agenda 2030. São oito compromissos, distribuídos entre sete temáticas: Mudanças Climáticas; Resíduos; Água; Biodiversidade; Diversidade e Inclusão; Desenvolvimento Social; e Fornecimento Sustentável. E, para que seja possível potencializar os projetos,  eles se desdobram em 30 metas específicas para toda a organização.

Novidades

Neste ano, o Grupo Boticário traz um Relatório ESG ainda mais robusto e com novidades. Além de manter o padrão internacional GRI (Global Reporting Initiative), trouxe mais evidências para o relato sobre mudanças climáticas, incluindo o framework completo da Força-tarefa para divulgações financeiras relacionadas ao clima). Também passou a incluir indicadores socioambientais específicos do setor de produtos pessoais e a dupla materialidade, considerando os impactos socioambientais e financeiros sofridos e causados pelo negócio.

Os constantes esforços já renderam relevantes resultados. Com foco na economia circular de resíduos de toda a sua operação, todos os novos produtos cosméticos contam com pelo menos um atributo de sustentabilidade em formulação ou embalagens. O Grupo também incentiva a redução de resíduos de catálogos, alcançando em 2023 a redução de 12% do volume em toneladas de resíduos de papel em relação ao ano anterior.

A empresa possui hoje o maior programa em pontos de coleta de logística reversa no mercado de beleza e cosméticos no Brasil, com mais de 4,5 mil pontos. Em 2023, 34% dos resíduos gerados pelas embalagens foram reciclados e a meta é chegar a 45% em 2030.

Já para aumentar a eficiência hídrica do negócio, o Grupo Boticário prevê uma redução de 25% do volume de água consumido por tonelada de produto final e utilização de, pelo menos, 90% da água de reúso gerada nas operações fabris até 2030.  A ampliação da Estação de Tratamento de Água de Reúso (ETAR) na fábrica de São José dos Pinhais, por exemplo, contribuirá para a melhoria da qualidade da água de reúso e aumento da sua utilização. Na ampliação da Estação de Tratamento de Água de Reúso (ETAR) na fábrica de São José dos Pinhais foram investidos R$ 10 milhões.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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