Sebrae e Al Invest Verde oferecem mentoria gratuita para Indicações Geográficas

Sebrae e Al Invest Verde oferecem mentoria gratuita para Indicações Geográficas

Iniciativa faz parte de programa da União Europeia em países da América Latina com participação de consultores especializados internacionais

Empreendedores que trabalham com produtos que têm Indicação Geográfica (IG) vão ganhar um apoio inédito no Brasil. O Sebrae e o programa AL Invest Verde, da União Europeia, lançaram parceria para oferecer mentorias com consultores internacionais especializados e sem custo para IGs brasileiras selecionadas. As temáticas abordarão marketing, governança, estratégia, sustentabilidade, estratégias de controle e suporte técnico no desenvolvimento de pedidos de proteção e reconhecimento de Indicação Geográfica. O anúncio ocorreu nesta sexta-feira (10), em Manaus, durante o Inova Amazônia, promovido pelo Sebrae.

A coordenadora de negócios de base tecnológica do Sebrae Nacional, Hulda Oliveira(Foto), explica que a gestão de IGs apresenta diversos desafios. “É um ativo coletivo que precisa de constante cuidado. Deve envolver as comunidades e os diferentes interesses dos produtores, bem como uma aproximação com entidades públicas, no caso de Ciência Tecnologia”, esclareceu. O objetivo da iniciativa é promover o crescimento sustentável e a criação de empregos na América Latina por meio da utilização eficaz dos instrumentos de propriedade intelectual concedidos pela legislação nacional dos países do Mercosul.
Hulda acrescenta que a ideia é apoiar as IGs selecionadas durante todo o processo, tendo em vista que os consultores são estrangeiros e estão fora do país. “Vamos dar todo o suporte necessário paralelamente aqui no Brasil”, adiantou. Segundo ela, posteriormente o Sebrae pretende compartilhar esse conhecimento com as 114 IGs registradas atualmente no país.
Durante o lançamento do programa de mentorias, o líder da ação pela Al Ivest, Mariano Riccheri, lembou que os consumidores estão cada dia mais interessados em produtos que possuem preocupação com a sustentabilidade. “Esse valor agregado atrai atenção de muitas pessoas dispostas a pagar mais por isso”, comentou. Ele ressaltou a importância das IGs como guardiãs de seus territórios. “As IGs são a alma dessas produções que existem por gerações”, pontuou.

Entenda o Programa

O Sebrae foi escolhido para promover a iniciativa por ser considerado entidade líder na implementação da estratégia de Indicações Geográficas do Brasil. O programa terá 14 meses de duração e duas fases: seleção de produtos ligados à origem que terão os benefícios da mentoria e mentorias aos produtos de origem selecionados com workshops e apoio presencial e virtual.
A fase de mentorias está prevista para começar em setembro de 2024 e terminar em fevereiro de 2025. A seleção dos produtores terá como base critérios acordados em conjunto com as principais entidades de cada país onde será realizada a iniciativa. Poderão ser contemplados também produtos de origem que tenham obtido esse registo junto das autoridades nacionais, mas que ainda não tenham implementado satisfatoriamente o seu sistema de IG.
O programa vai ajudar na revisão das estratégias de sustentabilidade das IG selecionadas, nas atuais opções de comercialização em destinos-chave, como a União Europeia, além dos requisitos de acesso a esses mercados, em particular os relacionados com o Pacto Verde e regulamentos que garantem sem desmatamento.
Crédito: Bruno Kelly

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *